Mas a cenoura cozida engorda?

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Cenoura crua? Cozida? Eis a questão!?!?!

Ouço muitas vezes em consulta os meus pacientes referirem que não comem cenoura cozida porque ouviram dizer que engordava. Mas será mesmo assim?

Se analisarmos a composição nutricional da cenoura, verificamos que a cenoura crua tem 19Kcal/100g e a cenoura cozida tem 17Kcal/100g. Quanto aos hidratos de carbono, a cenoura crua tem 4,4g/100g e a cenoura cozida tem 3,6g/100g!  Acha mesmo que deve deixar de comer este alimento? Se comparar com uma maçã, esta contém 14g de açúcar por 100g, por exemplo.

Podemos falar também do Índice Glicémico (IG), o qual se trata, na generalidade, do impacto que um alimento tem na subida do açúcar no sangue. Por isso mesmo, é aconselhado consumir alimentos com um baixo IG. A cenoura crua tem um IG de 35 e a cenoura cozida de 33. Para que saiba, um alimento só é considerado com um alto IG se for acima de 55 (Dê uma vista de olhos no site: www.glycemicindex.com).

Além disso, este hortícola é rico em Carotenos, os quais são convertidos em Vitamina A. Esta Vitamina tem uma ação antioxidante e tem um papel preponderante na nossa visão e na pele, ou seja, não deixe de consumir Cenoura! 🙂

Varie a sua alimentação, isso sim, é fundamental para ter estilos de vida saudáveis!

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!