Comer por dois? Não, comer melhor! 🙂

Está grávida ou a pensar engravidar? Comer por dois não é sinónimo de comer mais, mas sim comer melhor. Frequentemente em consulta, uma das preocupações das mulheres na gravidez é o aumento de peso. Sendo assim, torna-se essencila que seja acompanhado por um profissional de nutrição que adapte o seu plano alimentar para que o seu aumento de peso seja saudável e para que se sinta bem.

É normal que o peso aumente. O que não pode acontecer é um ganho de peso inadequado, o qual está associado ao aumento do risco de atraso de crescimento intrauterino e mortalidade perinatal.

Algumas dicas:

  • Coma mais… mas não por dois!
  • Não se preocupe em demasia com o seu aumento de peso… mas sim com um aumento de peso saudável! 🙂
  • Faça refeições pequenas e frequentes (5 a 6 refeições diárias)
  • Prefira cereais integrais
  • Evite alimentos ricos em açúcar e gordura
  • Prefira peixe gordo (salmão, arenque, sardinha) e carnes magras
  • Hidrate-se! Mas deixe de lado refrigerantes e sumos.

Aumente o consumo de alimentos que contenham

– ácido fólico: hortícolas de folhas verdes, leguminosas,  cereais integrais;

– cálcio: hortícolas de folhas verdes, lacticínios;

– ferro: alimentos de origem animal, leguminosas, hortícolas de folhas verdes;

– iodo :frutos do mar, produtos lácteos, peixes de água salgada;

– ácidos gordos: peixes, crustáceos e algas;

Pratique exercício físico: 30minutos/dia

Cozinhe com pouco sal e opte por ervas aromáticas e especiarias: Leia os rótulos!

Sabia que a Vitamina C permite melhorar a absorção de ferro?

Que tal comer uma laranja ao almoço ou ao jantar?

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

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