Este fim-de-semana foi de alguns abusos? Regras para voltar à rotina!

PNL.jpg

Uma alimentação saudável e equilibrada, dentro das recomendações energéticas individuais é fundamental. Por vezes há fins-de-semana diferentes, com eventos sociais, festas ou almoços/jantares que não nos facilitam cumprir a nossa alimentação à risca. E este fim-de-semana foi um deles, certo?

Mas.. Já acabou e por isso mesmo, vamos voltar à rotina e cumprir algumas regras básicas:

    • Não esquecer de tomar o pequeno-almoço. Sair de casa sem comer nada não é opção. Precisa de ideias? Aqui.
    • Comer de 3h em 3h. Não há a desculpa “Não tenho fome”; “Tenho tanto trabalho que me esqueço de comer”. Arranje estratégias para não passar intervalos muito grandes sem comer: ponha um alarme no telemóvel, um post it no ecrã do computador. Se tal não acontecer é muito provável a “hora do lobo” ao fim da tarde.
    • Fruta! Tem de comer fruta todos os dias, a seguir às refeições principais ou na merenda da manhã ou da tarde. Mas não abuse. Defina a quantidade de fruta que deve comer por dia com o seu Nutricionista/Dietista.
    • Comece a sua refeição principal com uma sopa. Se não costuma ter sopa em casa, aproveite o fim-de-semana para fazer em grandes quantidades e congelar. Se comer uma sopa antes do prato principal vai ficar muito mais saciado e acabar por comer menor quantidade.
    • Hidrate-se. É importante o consumo de água ao longo do dia. Se ainda não lhe apetece água fria tem várias opções: Aqueça-a, ou então opte por fazer uma infusão de ervas, como por exemplo camomila ou cidreira;
    • Cozinhe com pouca gordura: Não se esqueça, cozinhe sempre com azeite, mas mesmo assim, não abuse. Por vezes colocamos sempre gordura na confeção mas por vezes nem é necessário. Experimente a fazer um prato de forno  sem colocar gordura… Vai ver que fica igualmente bom 🙂
    • Acompanhe o seu prato sempre com legumes ou salada. Se almoça muitas vezes fora, peça sempre legumes à parte.
    • Mexa-se! Organize-se e pense em que dias da semana pode praticar uma atividade física a seu gosto. Não gosta de ginásio? Vá dar uma caminhada. Não gosta de caminhada? Inscreva-se na natação. Não gosta de natação? Compre uma bicicleta e aproveite para dar umas pedaladas enquanto vê televisão. Há sempre opções. Pessoalmente não aprecio ginásio, mas como meti na cabeça que o tinha de fazer, inscrevi-me e vou! Persistência é o fundamental.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

LOGO_HORZ_P&V.png