954374.jpg

Acho que uma das dores de cabeça de muita gente para manter uma alimentação saudável passa pelos eventos sociais e pelos jantares em casa de amigos. Mas também acho que acaba por ser uma preocupação que pode ser ultrapassada se pensarmos que um jantar de amigos não é sinónimo de asneira, desde que bem organizado e definido.

Ir às compras e optar por comprar alimentos para fazer por exemplo bacalhau com natas ou lasanha, é a mesma coisa de ir às compras e optar por comprar por exemplo frango, peru, ou algum tipo de peixe. Sem falar que o tipo de prato falado em cima (balhacau com natas ou lasanha) dá imenso trabalho a fazer. Além disso, que o bacalhau pode ser assado e que a carne para a lasanha pode ser transformada em carne à bolonhesa.

Ainda há cerca de duas semanas tive um jantar em casa e a ementa foi: salmão no forno, batata doce, salada de alface e tomate. Sobremesa: Maçã raineta assada com canela. Qual a razão de ter obrigatoriamente um gelado? A maçã raineta assada acaba por ser uma fruta bastante doce e a canela dá-lhe um aroma e um sabor ótimo.

ENTRADAS

Podem sempre optar por servir uma sopa aos vossos convidados. Sim, eu sei que secalhar não é muito normal fazerem-no, mas qual é o problema? Eu normalmente faço isso! E gosto que mo façam 🙂 É uma boa forma de começar o jantar e de nos aumentar a saciedade, controlando o que iremos comer de seguida (Receita de sopa de feijão verde aqui).

      Abóbora recheada                                             Pimento recheado                            Espetadas de fruta

espetada.jpg

IMG_2191.JPG1.jpg

Receitas aqui

 [São apenas ideias, há mais opções: queijo fresco ou requeijão, tostas integrais,

salada de tomate cherry com queijo mozzarela e oregãos]

PRATOS PRINCIPAIS

Frango no forno com batata-doce

IMG_2305.JPG

 Pargo assado com batata

IMG_5849.JPG

 Perna de peru no forno com batata

(podem optar por batata-doce ou por arroz)

(Receita aqui)

IMG_7538.JPG

 [Todas estas ideias devem ser acompanhadas por uma salada ou por legumes. Podem fazer legumes estufados em grande quantidade, que até aproveitam para o resto da semana. Receita aqui]

SOBREMESA

Maçã assada

fruta assada.jpg

 [Podem sempre fazer gelatina, gelatina de iogurte (receita aqui), salada de fruta, um semifrio apenas com fruta triturada com iogurte]

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

LOGO_HORZ_P&V.png