Fontes de cálcio para além do leite, iogurte ou do queijo

PoetenaLinha_Cozinha-17.jpg

Muitas vezes existe a preocupação de consumir cálcio em pequenas quantidades quando não consumimos lactícineos. No entanto, existem diversos alimentos que podemos consumir para obtermos cálcio da nossa alimentação. Assim sendo, aqui ficam alguns alimentos que devem priveligiar caso não consumam leite, iogurtes ou queijos. Claro que é importante termos em atenção que não consumimos diariamente 100g de canela, mas que por exemplo 100g de brócolos já é fácil de consumir… Mas mesmo assim, podemos potenciar a inclusão de alguns alimentos no dia-a-dia.

cálcio nos alimentos_poetenalinha.jpg

Podemos ver pela tabela que os vegetais de folha escura, os legumes e o marisco contém cálcio. Além disso, algumas especiarias também têm este mineral, ou seja, podemos sempre adicioná-los às nossas refeições. Será que a dúvida é como incluir? Ora vejamos:

    • Aproveitar para fazer sopa de agrião, espinafres, couve galela;
    • Sempre que comemos uma salada fria, podemos colocar salsa ou coentros picados por cima;
    • Incluir frutos secos nos vossos pequenos-almoços, meios da manhã ou lanches, juntando por exemplo uma peça de fruta, ovo cozido etc. Carregando na imagem em baixo têm acesso a diversos frutos secos, com o preço incluído, onde podem ter noção da variedade existente.

 

Posso também referir que a canela, pimenta moída e farinha de alfarroba contêm boas quantidades de canela, mas acabamos por não consumir uma grande quantidade deste alimento diariamente, ou seja, para consumirmos 100g de canela demoramos bastante tempo, pois cada frasquinho tem 40g (imaginem quanto tempo demoramos a consumir um frasco). Mesmo assim:

    • Quando comemos fruta podemos colocar um pouco de canela;
    • Podemos colocar pimenta por cima das nossas refeições (no bacalhau costumo colocar);

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

LOGO_HORZ_P&V.png