Search
Close this search box.

5 dicas a pôr em prática num jantar de amigos

Hoje é sábado, o que significa que estamos no fim-de-semana. Pode até nem existir nenhum evento ou jantar com amigos ou família, mas o mais provável é que queiras fazer um programa diferente para relaxar do trabalho da semana. E nós, como portugueses que somos, gostamos muito de nos reunir à mesa a conviver com bons petiscos e jantares.

MAS, verdade seja dita que esses eventos aumentam a probabilidade de não mantermos um alimentação saudável. Até podemos conseguir controlar o que comemos, e o objetivo é mesmo fazê-lo, mas é raro que não exista algum tipo de alimento mais calórico, normalmente carregado de açúcar ou gordura.

AGORA, se vos fizer sentido (e espero que faça), podemos manter esse convívio mas com refeições e petiscos mais saudáveis, que nos permita estar em família ou entre amigos, mas sem estar constantemente a ser forçado a não manter a nossa alimentação. E este discurso nada tem a ver com aumentar ou perder peso, tem sim a ver com saúde! E porquê? Porque se à sexta-feira há um jantar, ao sábado e ao domingo há um almoço, passamos o fim-de-semana nisto! Claro que é muito mais fácil controlar o que vai para cima da mesa se for em nossa casa, mas também podes experimentar oferecer-te para levar uma uma entrada saudável ou a salada ou legumes para o jantar etc.

Dicas a pôr em prática:

Entradas: Qual é o problema de oferecer uma sopa aos convidados? Pois, não estamos habituados! Mas devíamo-nos começar a habituar! Primeiro ajuda a controlar imenso o que comemos de seguida e segundo, faz com que não comamos tantos petiscos. Queijo fresco com tomate cherry, palitos de cenoura, omelete de forno, cogumelos salteados, requeijão enrolado em pepino, ovos recheados… há bastantes opções de entradas! Reduzir por exemplo o consumo de rissóis, croquetes, pão de alho, chouriços…que acabam por nos tirar a fome. 

Menu: Ter em atenção o tipo de prato e optar por assados, estufados, grelhados ou cozidos. Deixar de lado os fritos (batatas fritas) e salgados. Lá porque talvez seja muita gente para o jantar, não precisas de fazer um bacalhau com natas ou uma lasanha. Porque não optar por fazer uma perna de peru, polvo/pota, pargo… há tantas opções! Depois é só fazer batata-doce (podes aproveitar o calor do forno) ou um arroz e legumes para acompanhar. Se quiseres mais receitas de almoços e jantares, tenho um ebook com 50 receitas de refeições principais, com opções ótimas e práticas, para todos os gostos. 

Sobremesa: Fruta fresca, cozida ou assada. Podes também optar por salada de fruta. Por exemplo, triturar um iogurte com manga e resulta em mousse de manga… Há sempre uma forma de agradar os convidados e não é preciso ter sempre sobremesas. Estamos é mal habituados.  Ou quem sabe, fazer umas panquecas a acompanhar com puré de fruta e frutos gordos e…para os mais gulosos, 1 fio de mel?

Saladas: Tempera com azeite e vinagre ou sumo de limão. Deixa de lado molhos de mostarda ou ketchup.

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *