2 dicas para escolher os cereais de pequeno-almoço do seu filho

happy bowl with kid 3.jpeg

 Conheçam EZPZ Portugal, com a missão de melhorar a vida de todos os pais,
transformando as refeições em momentos de diversão!

E hoje é quarta-feira, é dia de Põe-te na linha Kids 🙂 Vamos lá falar de cereais de pequeno-almoço, um alimento bastante comum na alimentação das nossas crianças e muitas vezes, uma das piores escolhas que pode ser feita! Como costuma ser o pequeno-almoço do seu filho? Cereais? Pão? Que tipo de cereais? Com pepitas de chocolate? Com caramelo? Conte-me tudo!

Muitos destes cereais são alimentos altamente calóricos, cheios de gordura e de açúcar, que não nos trazem qualquer tipo de benefício nem a nós e muito menos às crinças que estão em desenvolvimento e precisam de alimentos nutritivos e que lhes dêem energia para as aulas e as atividades ao longo dos seus dias.

rótulos cereais de crianças_poetenalinha_nutrici

Consoante o que disse anteriormente,e se repararem, a maioria dos cereais são uma bomba de açúcar, ou seja, é fundamental que tenham atenção no momento de escolha. Reparem bem na quantidade de açúcar que está presente nas estrelitas, chocapic, frosties, fitness e nesquik, quando comparado com flocos de aveia, corn flakes ou pão de centeio integral. Já repararam que é uma diferença gigante? Acham que é assim que os vossos filhos/sobrinhos vão começar bem o dia? Não!

E não tenham aquela ideia de “mas ele gosta”, “mas ele é pequenino, não lhe faz mal”… ele gosta porque está habituado, e faz-lhe mal sim senhor. Agora, e como digo sempre, um dia não são dias, por isso mesmo há que saber quando dar determinado tipo de alimentos às crianças, de forma consciente.

    • Escolham os cereais mais simples possível, sem chocolate, sem caramelo, sem fruta etc. Claro que se eles estão habituados a este tipo de cereais é difícil retirar de um dia para o outro, mas tentem fazê-lo. Comecem por misturar esse tipo de cereais com corn flakes ou flocos de aveia, ou seja, metade metade… Já é um passo. Misturem com fruta, coloquem um pouco de fruta/frutos vermelhos, nozes…
    • Se os vossos filhos não gostam de determinado sabor têm de pensar como podem fazer com que ele goste. Por exemplo, em consuta dizem-me, e bem, que os flocos de aveia não têm sabor… Ok… Então vamos fazer com que ganhem sabor: Juntem um iogurte e fruta (pode ser uma fruta mais doce) ou juntem canela. Podem experimentar em papas de aveia com banana esmagada. Podem fazer panquecas (receita aqui) ou waffles (receita aqui), de certeza que os vossos filhos vão adorar! Claro, fazer várias ao fim-de-semana para dar para durante a semana.
    • Façam uma mistura de cereais em casa que seja do agrado dos vossos filhos: Podem ver uma receita de granola caseira, aqui.

Eu percebo que é um alimento super prático para dar às crianças na correria da manhã, mas isso não invalida que comece a fazer escolhas mais acertadas na hora da compra, ou então que pense em alternativas como referi atrás: pão, papas de aveia, panquecas, waffles etc.

Ou seja, e concluindo:

    • Desconfiem sempre! Sabem bem que há bastantes alimentos na moda, e por isso mesmo, as marcas têm de se adaptar e produzir produtos que estejam adequados à época.
    • Escolham sempre os mais simples: Se quiserem adicionar fruta, façam-no em casa. Se quiserem juntar sementes, façam-no em casa… etc etc..
    • Tenham em atenção os rótulos: Claro que não quero que percam um tempo infinito a olhar para os rótulos de todas as embalagens, mas hoje em dia os rótulos estão disponíveis na internet. Ou então, se já forem com os cereais que vão comprar definidos, não ponham em hipótese experimentar outros. Analisem primeiro e depois é que compram.

Sigam a nossa página no facebook e no instagram

Para marcação de consultas e/ou informações:

Email: mariagama@poetenalinha.pt |

Telemóvel: +351 927 508 410

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

LOGO_HORZ_P&V.png