3 truques para fazer panquecas para as crianças

2017_01_Poe_te_na_linha_Pequeno_Almoco_web-77.jpg

São uma ótima forma de as crianças começarem o dia, de fazerem um lanche diferente. Super fáceis de fazer, não demora tempo nenhum e o importante é saberem que todas as receitas são versáteis. Já pensaram que pode ser um lanche para mandar para a escola? É só colocar numa marmita ou num saco ´zip´para ser de mais fácil transporte.
Normalmente utilizo sempre farinha de aveia ou flocos de avei para a base, mas podem alterar consoante o vosso gosto e dos mais pequenos aí de casa!
  • Consistência cremosa: É importante que a consistência não fique líquida, senão as panquecas vão colar à frigideira e não vai dar para virar. Normalmente digo, e por comparação, que o preparado tem de ficar como se fosse um iogurte depois de mexido/batido.
  • Com sabor: Se juntar apenas os flocos ou farinha de aveia com água e ovo, o sabor das próprias panquecas não fica nada de especial. Quando fizerem assim, as crianças poderão acompanahr com um iogurte e uma peça de fruta por exemplo.  Se pelo contrário, querem dar um sabor mais adocicado às panquecas, adicionem uma fruta doce, como 1/2 banana, laranja ou maçã no próprio preparado.
  • Textura das próprias panquecas: Podem utilizar fermento para ficar com panquecas mais fofas, as quais aguentam mais tempo no frigorífico sem ficarem duras. No entanto, se não quiserem utilizar podem colocar mais massa para ficarem mais altas.
Na realidade,  utilizo quase sempre a mesma base: Farinha de aveia/flocos de aveia (3 colheres de sopa) + 1 ovo + 100 ml de água/bebida vegetal/leite magro + sementes de girassol/linhaça. Depois adiciono fruta ao meu gosto ou até cacau ou farinha de alfarroba.
Façam panquecas em grande quantidade, que dá para imensos dias. O objetivo não será andarem a fazer panquecas todos os dias (têm mais que fazer:)), mas podem ficar no frigorífico e depois podem até aquecer no microondas e irem comendo ao longo da semana.

    • Se quiserem ter acesso a várias receitas de panquecas, vejam aqui.
    • Dicas para aplicar no pequeno-almoço do seu filho, aqui.
    • Dicas para ajudar as crianças a gostar de sopa, aqui.
    • Dicas para escolhas saudáveis quando vai ao restaurante com as crianças, aqui.
    • Dicas para escolhas saudáveis quando vai pastelaria com as crianças, aqui.

Façam com que as crianças participem na cozinha, para ficarem interessados pelos alimentos, pelas cores, pelas texturas. Aqui ficam algumas ideias de livros que vos podem ajudar a cozinhar com os mais pequenos:

Sigam a nossa página no facebook e no instagram

Para marcação de consultas e/ou informações:

Email: mariagama@poetenalinha.pt |

Telemóvel: +351 927 508 410

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

LOGO_HORZ_P&V.png