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Férias na praia | Refeições da Maria nestes quatro dias (Pequenos-almoços, lanches e refeições)

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Partilha pessoal | 5 dias da semana (almoços, lanches e jantares) + 7 truques para vos ajudar a organizar a semana

 

A minha semana, mais uma semana, e desta vez, com vários almoços fora. Não é coisa que goste, porque prefiro comer em casa. Sei o que como, de que forma é confeccionado e faço as refeições à minha maneira. Quando é fora, não é tão controlado porque apesar de ter alguns cuidados com as refeições que escolho, nunca é realmente como eu gosto.
Pequeno-almoço: Tem vindo realmente a ser uma das refeições que ADORO, que me dá mesmo imenso prazer. Então se tiver mais tempo para conjugar todos os alimentos que gosto, ainda melhor. Esta semana foi desde panquecas de aveia (receita aqui), waffles (receita aqui), a ovos mexidos e/ou simplesmente iogurte com fruta e frutos secos (não tirei fotografia).

 

– Almoço/Jantar: Podem ver aqui as minhas refeições desta semana. Como disse, muitos deles foram fora, mas teve mesmo de ser. Foi desde salmão e bife grelhado, legumes salteados com ovos (no carro), e uma refeição quente do wok to walk com base de quinoa, cogumelos e peito de frango. Genteeee, tenho uma opinião bem formada das nossas refeições fora: só não comemos saudável se não quisermos. Podemos sempre pedir para fazer alterações ao prato, pedir mais legumes/salada e não optar pelas entradas e pela sobremesa. Aliás, e como podem ver na fotografia, para mim entradas é sinónimo de sopa.

 

– Lanches: Depende muito da minha tarde e das consultas, ou seja, se posso ou não fazer um lanche mais composto. Quando é mais a correr, normalmente levo bolachas de arroz, ovos cozidos e/ou frutos secos, que são alimentos bastante práticos e rápidos de comer. Quando tenho mais tempo, como ontem, optei por um lanche maravilhoso que foi queijo fresco com fruta (vejam a fotografia em baixo).

 

 

Além disso, nunca esquecer o exercício físico. Como costumo dizer, organizo-me consoante as consultas, ou seja, se sei que há um dia ou outro que dou consultas até mais tarde, corro dois dias seguidos. Num dia faço 5Km e noutro 8Km. Há muitas vezes em que me custa, é verdade, mas no final a sensação é ótima!

 

Agora aqui ficam vários truques que me ajudam a organizar a minha semana: 
 
Para o pequeno-almoço e lanches:
 
– Ter sempre em casa: Flocos de aveia, fruta, queijo fresco, frutos secos, iogurtes, abacate, ovos…são os alimentos que eu tenho sempre em casa. E porquê? Depois de manhã é só perceber o que me apetece e juntar! Não dá trabalho nenhum e é bem rápido juntar por exemplo iogurte, fruta e sementes. Fazer ovos mexidos ocupa sempre mais um bocadinho de tempo, mas na minha opinião, não é por aí… Ou seja, não dêem hipótese para não ter alimentos em casa que vos façam não tomar o pequeno-almoço e ir ao café ou então nem comer nada de manhã!
 
– Marmitas pequenas: ahaha podem crer que dá imenso jeito! E porquê? Não ocupa quase espaço nenhum e cabe nas malas e/ou pastas! Se não tiverem talvez não levem o lanche da manhã, já pensaram? Frutos secos, queijo da vaca, ovo cozido, cenouras cruas… tantaaa coisa que pode ser! Nem que seja só pegar no saco dos frutos secos e colocar na mala, tem de ser
 
– Porta-luvas com comida: E porquê? Não sei se vos acontece por vezes os vossos planos são alterados e secalhar vão mais tarde para casa, mas a mim acontece-me. E isso resulta em quê? Fome fome fome! E o que é que me safa? Os frutos secos ou as bolachas de arroz que tenho no carro! E porquê? Porque não quero mesmo passar por algum lado e ´comer qualquer coisa´.
 
Para as refeições:
 
– Alimentos práticos e rápidos de fazer, sempre! Ora bifes de peru ou de frango, ora ovos, perna de peru, latas de atum, salmão ou dourada. São alguns dos alimentos que comprei esta semana. Só para verem, comprei cerca de 1kg de bifes de frango, 5 postas de salmão e 4 douradas, ou seja, dá para vários dias caso não haja mais nada. Claro que não me apetece comer sempre a mesma coisa, mas realmente acho que por vezes, quando não há outra forma, lá terá de ser.
 
– Imaginação: Como não apetece comer sempre o mesmo, que tal ter imaginação para com os mesmos alimentos, fazer refeições diferentes? Por exemplos, os bifes de frango tanto dá para grelhar como dá para desfiar e fazer uma salada fresca (ainda por cima com este tempo é mesmo o que apeteceeeee). O salmão a mesma coisa: tanto para grelhar como para fazer uma salada fria ou até um arroz de salmão. O que acham?
 
– Pensar com a mínima com antecedência: Pessoal, isto é a chave! Deixar os alimentos a descongelar de manhã, o que é que custa? Senão é bem mais difícil preparar o jantar, não acham? Senão têm de optar por descongelar os alimentos no momento  através do microondas. Poderá ser uma hipótese mas seria melhor deixar a descongelar de manhã. No entanto, quando tal não acontecer a minha dica é: OVOS ou SALADA DE ATUM! Não há hipóteses para jantar sandes ou cereais, mesmo!
 
– Sopa pronta: Como já perceberam sou fã de sopa tanto no inverno como no verão. Acho que não há razão para não a comer em qualquer época do ano, a não ser que esteja numa esplanada com 40ºC! Agora, para conseguir comer sempre sopa antes do almoço e do jantar ela tem de ficar pronta ou ao fim-de-semana, ou então, num dia de semana em que tenha mais tempo, senão já sei que com o trabalho que temos, ninguém a irá fazer.
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2 Alimentos que não deve comer antes de dormir + 5 ideias de snacks para ceia

 

 

Existe muita gente que tem dificuldade em escolher que alimentos deve comer à noite, quando a fome aperta antes de ir dormir. Pois bem, se quiserem saber algumas ideias, leiam esta publicação.
Por vezes há alimentos que nos apetecem MESMO MESMO à noite… não concordam que nos apetece muito mais asneiras à noite do que durante o dia?!? Sentados no sofá, a ver um filme ou uma série.. calhava mesmo bem aquele alimentos xpto…Quanto ao que não devem mesmo comer, aqui ficam:
 
  • Bolachas: Antes de mais, não sou fã de bolachas pois acho que não nos fazem falta nenhuma! Aquela bolachinha maria ou torrada antes de dormir?! Não, não é de todo uma boa opção. Podem ver vários rótulos de bolachas, aqui. Bolachas estão carregadas de açúcar e gordura, não sendo de todo um alimento a incluir na nossa alimentação quanto mais antes de dormir. Caso lhe apetece algum alimento crocante, opte por bolachas de arroz ou frutos secos.
 
  • Doces: É mesmo a essa hora que lhe apetece aquele chocolate que está na despensa? Ou é mesmo a essa hora que vai para a despensa ver que alimento doce é que a vai satisfazer? Se lhe apetece um doce à noite, pense `apetece-me um doce, mas então vou comer alguma coisa doce mas mais saudável´. Banana esmagada com canela, ou maçã cozida com canela… e acompanhar com uns frutos secos. O que vos parece? A alteração de comportamentos alimentares por vezes é difícil, mas é só até começar.
 
E agora, algumas ideias:
  • 1 chá de camomila + Frutos secos
  • 1 iogurte natural + 1 colher de chá de canela
  • 1/2 queijo fresco + Nozes
  • Bolachas de arroz + Queijinho da vaca 
  • Gelatina + 1 iogurte + Nozes 

 

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