A semana da Maria + 7 dicas para vos ajudar a organizar a semana

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A minha semana, mais uma semana, com as fotografias para vos dar ideias. É sempre bom partilharmos entre nós as refeições, dicas e ideias para uma semana saudável. Ficam a saber aqui como costumam ser as minhas refeições e de que forma me organizo.

Pequeno-almoço: Tem vindo realmente a ser uma das refeições que ADORO, que me dá mesmo imenso prazer. Então se tiver mais tempo para conjugar todos os alimentos que gosto, ainda melhor. Depende muito de como é a minha manhã: Vai desde ovos mexidos com abacate e fruta, a iogurte natural com fruta e frutos secos. Se tiver mais tempo também faço panquecas de aveia (receita aqui), waffles (receita aqui), mas não foi o caso desta semana.

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Almoço/Jantar: Podem ver aqui as minhas refeições desta semana. Sempre sopa e depois foi desde salmão grelhado, polvo e pargo no forno, frango assado, sempre sempre com legumes salteados ou salada. Às vezes também acontece não haver paciência e/ou tempo para cozinhar e vou buscar frango de churrasco. Ou faço arroz ou batata-doce para acompanhar. Genteeee, tenho uma opinião bem formada das nossas refeições fora: só não comemos saudável se não quisermos. Podemos sempre pedir para fazer alterações ao prato, pedir mais legumes/salada e não optar pelas entradas e pela sobremesa (Vejam aqui, algumas dicas para quando têm de ir comer fora). Caso queiram ideias de refeiçõs, vejam esta publicação.

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Lanches: Depende muito da minha tarde e das consultas, ou seja, se posso ou não fazer um lanche mais composto. Quando é mais a correr, normalmente o que levo mais são ovos, bolachas de arroz e/ou frutos secos, que são alimentos bastante práticos e rápidos de comer. Quando almoço mais tarde e o lanche também atrasa, caso esteja em casa pelas 18h00 como uma sopa.

Ceia: Quando há fome, há que comer! Agora acho que é importante distinguir fome de vontade de comer. Esta semana quando tive fome juntei iogurte grego natural com amoras e sementes de girassol.

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Agora aqui ficam vários truques que me ajudam a organizar a minha semana:

 
Para o pequeno-almoço e lanches:
– Ter sempre em casa: Flocos de aveia, fruta, queijo fresco, frutos secos, iogurtes, abacate, ovos…são os alimentos que eu tenho sempre em casa. E porquê? Depois de manhã é só perceber o que me apetece e juntar! Não dá trabalho nenhum e é bem rápido juntar por exemplo iogurte, fruta e sementes. Fazer ovos mexidos ocupa sempre mais um bocadinho de tempo, mas na minha opinião, não é por aí… Ou seja, não dêem hipótese para não ter alimentos em casa que vos façam não tomar o pequeno-almoço e ir ao café ou então nem comer nada de manhã!
– Marmitas pequenas: ahaha podem crer que dá imenso jeito! E porquê? Não ocupa quase espaço nenhum e cabe nas malas e/ou pastas! Se não tiverem talvez não levem o lanche da manhã, já pensaram? Frutos secos, queijo da vaca, ovo cozido, cenouras cruas… tantaaa coisa que pode ser! Nem que seja só pegar no saco dos frutos secos e colocar na mala, tem de ser
– Porta-luvas com comida: E porquê? Não sei se vos acontece por vezes os vossos planos são alterados e secalhar vão mais tarde para casa, mas a mim acontece-me. E isso resulta em quê? Fome fome fome! E o que é que me safa? Os frutos secos ou as bolachas de arroz que tenho no carro! E porquê? Porque não quero mesmo passar por algum lado e ´comer qualquer coisa´.
 
Para as refeições:
– Alimentos práticos e rápidos de fazer, sempre! Ora bifes de peru ou de frango, ora ovos, perna de peru, latas de atum, salmão ou dourada. São alguns dos alimentos que comprei esta semana. Só para verem, comprei cerca de 1kg de bifes de frango, 5 postas de salmão e 4 douradas, ou seja, dá para vários dias caso não haja mais nada. Claro que não me apetece comer sempre a mesma coisa, mas realmente acho que por vezes, quando não há outra forma, lá terá de ser.
– Imaginação: Como não apetece comer sempre o mesmo, que tal ter imaginação para com os mesmos alimentos, fazer refeições diferentes? Por exemplos, os bifes de frango tanto dá para grelhar como dá para desfiar e fazer uma salada fresca (ainda por cima com este tempo é mesmo o que apeteceeeee). O salmão a mesma coisa: tanto para grelhar como para fazer uma salada fria ou até um arroz de salmão. O que acham?
– Pensar com a mínima com antecedência: Pessoal, isto é a chave! Deixar os alimentos a descongelar de manhã, o que é que custa? Senão é bem mais difícil preparar o jantar, não acham? Senão têm de optar por descongelar os alimentos no momento  através do microondas. Poderá ser uma hipótese mas seria melhor deixar a descongelar de manhã. No entanto, quando tal não acontecer a minha dica é: OVOS ou SALADA DE ATUM! Não há hipóteses para jantar sandes ou cereais, mesmo!
– Sopa pronta: Como já perceberam sou fã de sopa tanto no inverno como no verão. Acho que não há razão para não a comer em qualquer época do ano, a não ser que esteja numa esplanada com 40ºC! Agora, para conseguir comer sempre sopa antes do almoço e do jantar ela tem de ficar pronta ou ao fim-de-semana, ou então, num dia de semana em que tenha mais tempo, senão já sei que com o trabalho que temos, ninguém a irá fazer.
E claro que nunca esquecer o exercício físico. Se me acompanham, já devem ter visto que agora não posso correr. Mas como costumo dizer, temos de arranjar uma solução… Continuo com o trx e agora comecei a andar de bicicleta. Custa-me não poder correr (a sério), mas pelo menos posso andar de bicicleta, é nisso que penso. Há sempre solução, há sempre forma de resolver as situações, o importante é um sorriso na cara e motivação. Podem ver em baixo vários produtos de desporto que estão em desconto e caso carreguem vão ter a mais ideias.

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