Search
Close this search box.

6 pontos essenciais no pós-Páscoa

No dia de Páscoa, ter alguns excessos alimentares é bastante frequente… mas faz parte!
Muitas vezes pensamos: “Agora tenho de compensar durante a semana“… pensamento errado! O que é mesmo crucial fazer-se é voltar à rotina habitual e à alimentação saudável que tem por hábito fazer.

  • Fraccione as refeições: planeie as suas refeições. Deixe as refeições principais pensadas de véspera e leve sempre consigo os lanches para o trabalho. Evite estar períodos de tempo muito longos sem comer.

Tem dúvidas do que pode fazer ao pequeno-almoço? Veja algumas sugestões aqui.

Nos lanches da manhã e da tarde? Inspire-se aqui. Cereais integrais, lactícineos, frutas, frutos gordos ao natural/torrados e ovo cozido são alguns exemplos.

  • Não force um défice energético sem acompanhamento nutricional: através de uma redução repentina de calorias muitas vezes feita através de passar o dia a comer apenas sopa ou saladas. Este défice calórico é necessário para que a perda de peso ocorra mas deverá ser calculado especificamente para si, em contexto de consulta por um nutricionista. A nossa equipa de nutricionistas pode fazê-lo por si, basta efetuar o seu agendamento aqui (presencial ou online).

  • Não elimine os hidratos de carbono: muitas vezes termina o dia com muita fome, certo? Acaba por comer o que ‘não deve’ e, sobretudo, sente que o faz em quantidades excessivas? Pode apenas começar por fazer uma leve redução, desde que controlada e consciente: optar por um jantar mais leve, como por exemplo: sopa de legumes + carne/peixe acompanhado com uma grande variedade de vegetais. O ajuste das quantidades é uma outra questão individual e realizada em contexto de consulta de nutrição.

  • Faça uma seleção dos alimentos que deve consumir: deixe de lado alimentos com elevado teor em gordura e açúcares. Opte por carnes brancas, peixe, pão ou cereais integrais, iogurtes magros de aroma ou naturais, fruta, hortícolas. Massa, arroz ou batata doce para acompanhar as suas refeições. E não se esqueça de incluir leguminosas (feijão, grão, ervilhas).

  • Aposte na hidratação: é importante que potencies a ingestão de água de forma diária. Se não é apreciador(a) de água pode aromatizá-la com fruta ou então optar por chás frios. Se for o tipo de pessoa que facilmente se esquece de beber água, colocar alarmes no telemóvel pode ser também uma boa estratégia a pôr em prática.

  • Recorde-se da atividade física: não há desculpas para não o fazer. Nem que sejam 30 minutos a caminhar já é um bom começo. Organize a tua semana no sentido de conseguir efetivamente fazê-lo, antes ou depois do trabalho. O mais importante: definir os objetivos, colocar na agenda e encará-los como um compromisso.

     

Agora é a sua vez… Qual a sua opinião relativamente ao período após a Páscoa?
Ainda pensa compensar os “excessos” cometidos na Páscoa ou vai simplesmente voltar à sua rotina habitual? Partilhe connosco os seus pensamentos abaixo nos comentários. 

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?