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Jantares de Natal | 5 truques para manter o peso

Chegámos à época tão esperada do ano, mas que nos trazem também algumas preocupações. Oiço muito em consulta ´agora no Natal é o problema´, ´agora vou engordar imenso´, ´secalhar nesta época não é preciso ter consulta de nutrição, não venho cá fazer nada´. Isto acontece várias vezes, não concordam?

Agora devem estar cheios de almoços ou jantares de Natal, não é verdade? Ora é o jantar de natal dos amigos, da empresa, do ginásio, da corrida…? Normalmente, um grande “problema” para a maior parte de vocês. Uma boa forma de conseguir controlar o que comemos nestes jantares é, antes de mais, ter um dia alimentar saudável, ou seja, não passar o dia todo sem comer, à espera do jantar.

E agora vamos lá às dicas que vão começar a aplicar desde já:

  • Foco: Muitas vezes o problema não são os jantares de natal, são o decorrer dos dias até lá. Ora pois bem, chegam ao seu trabalho e levam um arroz doce ou umas bolachinhas ou uns chocolates para comemorar esta época. Lá vai uma bolacha ou um chocolate, dia após dia… Mas depois, também tem os ditos jantares de natal em que também abusa… Assim é impossível manter uma alimentação saudável. Se sabe que tem um jantar, toca a cumprir o seu dia alimentar e nada de pensar ´ah mas é só hoje´.. ou então ´é só um bocadinho´.
  • Escolha entradas saudáveis: Assim que chega ao restaurante peça logo uma sopa! No entanto, caso queira alguma entrada porque lhe está mesmo a apetecer, opte por saladas (salada de polvo), queijo fresco, azeitonas ou salada mista Deixe de lado o presunto, os rissóis e os croquetes (sabe o que tem de pensar? Que estas entradas existem o ano inteiro, e que não são típicas do Natal).
  • Prato principal: Dentro do que estiver descrito no menu, deixe de lado os fritos. Tenha em atenção o tipo de prato e opte por assados, estufados, grelhados ou cozidos. Tente evitar as lasanhas, o bacalhau com natas e as batatas fritas. Há imensos pratos saudáveis e igualmente saborosos. Caso o prato já esteja escolhido, peça uma salada ou legumes cozidos/estufados para acompanhar o prato. Por exemplo, se pedir um polvo à lagareiro ou guisado, um bacalhau assado com batata a murro, pato com arroz.. parecem-lhe más opções? Bastante saborosos e bem mais saudável que os pratos que referi atrás.
  • Sobremesas: Se realmente houver o doce que mais adora, pense nisso no início da refeição optando por entradas e pratos saudáveis, para depois comer a sobremesa sem compromisso e sem peso na consciência. Se quer comer o doce que tanto gosta, aproveite para saboreá-lo e não pensar que não o devia estar a fazer. Pode sempre optar por dividir a sobremesa. Se tem 3 jantares de natal numa semana, qual é a necessidade de comer uma sobremesa em cada um deles? Acha que é preciso comer um doce dia após dia? O problema é esse, e mais nenhum.
  • Bebidas: Como sabe, o ideal é beber água. Mas mesmo assim, se quiser optar por outro tipo de bebida, opte por um copo de vinho, uma cerveja ou um sumo natural. Deixe de lado os refrigerantes que nada nos trazem de bom!

Se pensar, não estamos a falar de ir jantar e pedir o dito “peixe cozido” ou “bife de peru grelhado”, mas sim, de ter alguma atenção e fazer escolhas mais saudáveis. Se gosta realmente de uma sobremesa, e não consegue resistir, que tal deixar as entradas de lado? Pequenas alterações resultam em grandes passos! 🙂 Além disso, estes cuidados não são apenas para termos nesta época natalícia, mas sim durante todo o ano. Como eu digo sempre em consulta, e devido a este problema com o aumento de peso no natal, nesta época o peso é para manter, não quero que andem a ´sofrer´ e ansiosos com a questão de quererem comer e não ´poderem´. Todos nós podemos comer de TUDO, desde que de forma equilibrada!

Ainda assim, não se esqueça: Pratique atividade física! Uma vez que andamos cheios de jantares de natal, façam um esforço para caminhar, correr, ir ao ginásio… Não deixem de lado a atividade física nesta altura, é fundamental para nos sentirmos bem 🙂 Não é 30 minutos do vosso dia que não vos permite estar com a família ou organizar a ceia de natal… Escrevam na agenda ou num papel e coloquem no frigorífico!

E não se esqueça…O Natal é dia 24 e dia 25! Nesses dias esteja à vontade, mas no entanto, e até lá, deixe de lado as rabanadas, os doces ou o bolo-rei.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

 

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