Search
Close this search box.

6 dicas para tornar as sobremesas de Natal mais saudáveis

Um dos grandes desafios do Natal são então as sobremesas e por isso mesmo, nada melhor que algumas dicas que nos permitam, sem desvirtuar a receita, torná-las mais saudáveis.

Assim, tem de começar a ter em atenção ao tipo de ingredientes utilizados, a quantidade de gordura e o tipo de tipo de confeção culinária. Como ainda faltam uns dias para o Natal,  escrevo já esta publicação para se organizar, ir às compras, e quem sabe… experimentar receitas.

Importante é dizer que esta publicação nada tem haver com radicalismos e nada relacionado com a questão de não se comer no natal… porque eu própria vou comer! Mas se conseguirmos pequenas mudanças, por mais pequenas que sejam, já nos ajuda!

  • Utilizar metade da quantidade de farinha indicada na receita e metade de farinha do tipo integral (mais rica em minerais e fibra). Se for possível substituir na totalidade. Pode experimentar outros tipos de farinha, como de aveia, arroz. Ou seja, dar asas à imaginação!
  • Reduzir a quantidade de açúcar: Pode começar por passar para metade da quantidade indicada na receita e assim sucessivamente, reduzindo sempre (experimente utilizar fruta madura ou puré de fruta para adoçar). É importante também não esquecer que existem especiarias que ajudam a dar sabor, como a canela.. o que nos ajuda a diminuir a quantidade de açúcar. Além disso, não polvilhe com açúcar, muitas vezes é o hábito e não faz falta.
  • Utilizar o azeite em vez de óleo ou manteiga. Além disso, não coloque o azeite a “olhómetro” e tente reduzir a sua quantidade. É completamente diferente fritar os pastéis de bacalhau, ou fazê-los no forno, como eu faço. Podem ver aqui a receita e eu garanto que vão adorar. Já tem aquelas formas de silicone? São uma ótima forma de tornar as sobremesas mais saudáveis, uma vez que não é necessário untar a forma antes de ir ao forno!
  • Substituir as natas por iogurte natural ou até por queijo quark. Hoje em dia já existem imensas opções que nos permitem substituir as natas.  Por exemplo, também já fiz um bacalhau espiritual onde utilizei queijo quark e queijo ralado.
  • Experimentar adicionar frutas ou legumes durante a confeção (ex: abóbora, cenoura, banana, maçã…). Já pensou que dão logo um sabor doce à sobremesa? Assim pode reduzir a quantidade de açúcar adicionada.
  • Optar por versões magras: Substitua o leite gordo ou meio gordo por leite magro ou por exemplo o queijo por queijo magro. 

 

No entanto, e claro, estas modificações só fazem sentido em algumas receitas e não em todas. O importante nestes dias é mesmo termos controlo no que comemos, e não deixarmos de experimentar as iguarias tão típicas desta época.

O que acha destas dicas? Deixe em comentário. 

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *