, , , ,

Maria, mas tu comes sobremesa???

Pois bem, chegou a altura de vos contar como é que foi o Natal por estes lados e devem estar curiosos… digo eu. E sinceramente gosto de falar deste tema para vos fazer perceber que sou igual de vocês, que na minha casa também há doces no natal, que também os como e que não deixo de ir aos jantares de natal por causa disso!

Na semana passada começaram os jantares de natal, é verdade! E até vos posso dizer onde fui:

  • O primeiro foi numa hamburgueria (bem boa por acaso) em que pedi hambúrguer de frango recheado com queijo e salada. Para acompanhar batata-doce frita. Para terminar um café.
  • O segundo, foi em casa, em que o jantar foi bacalhau com natas. Comi o bacalhau com natas (como é óbvio), pois não ia deixar de jantar, se tinha um jantar que não era em minha casa! E vocês perguntam-me… Oh Maria, mas isso não é nada Põe-te na linha… E eu respondo… Pois não, e então??? Como é óbvio não vou deixar de estar com os meus amigos por causa do jantar, ou do que é servido. Não exagerei no bacalhau e acompanhei com uma salada. MAS, comi uma sopa antes de sair de casa e não comi sobremesa… Estas escolhas sim, fazem sentido!!! Mais vale bacalhau com natas do que uma sobremesa toda carregada de açúcar, certo? Ah… e para não me esquecer que no dia seguinte fui correr 16km… parece-me que equilibrei bem o bacalhau com natas, não acham?! Mas porque é que têm de partir do princípio que por ser Nutricionista sou diferente? Talvez haja uma diferença, mas nas escolhas alimentares que faço diariamente. Não é um bacalhau com natas que faz de mim uma pessoa menos saudável, desde que de resto mantenha uma alimentação saudável diária como faço sempre.. bem como o exercício! Não é por ser Nutricionista que deixo de estar com os meus amigos e família e deixo de comemorar os momentos importantes! Agora sim, em vez de comer este mundo e o outro, controlo-me e faço escolhas conscientes! E mais um pormenor, existem certos tipos de produtos e alimentos que não entram em minha casa, e que não são opção!

Para quem me segue, viu que no dia 24 de dezembro às 8h00 fui correr 16km! E vou voltar a dizer… Há quem me pergunte: ‘Mas oh Maria vais correr dia 24 de dezembro? É Natal’ 🤔 E eu pergunto-vos: É por ter ido correr às 8h que deixo de estar com a minha família e desfrutar do Natal? Parece-me que não! E como foi então depois o meu dia?

  • O meu pequeno-almoço foram ovos mexidos com frutos vermelhos e tangerina com amêndoas como podem ver na fotografia em baixo.
  • O almoço foi pescada cozida com legumes salteados.
  • O lanche foi iogurte natural com sementes de linhaça moída e cajus.

O jantar foi… NATAL!! Comi bacalhau cozido e peru no forno (foram os pratos principais), com couves cozidas e com esparregado respetivamente. Ah.. com o peru comi um bocadinho de batata a acompanhar e castanhas. E depois veio a sobremesa, sim a sobremesa… a qual eu comiiiiii! Havia imensas, mas eu só comi serradura porque é realmente o que mais gosto. Aliás, dia 24 à noite e dia 25 ao almoço foi a única sobremesa que comi, e repeti.

MAS QUAL É O PROBLEMA? SIM EU COMO, E VOU SEMPRE COMER! Tenho uma alimentação que considero saudável todos os dias, faço exercício físico 5 a 6 vezes por semana… é por comer no natal que há problema? Acham mesmo que sim? Garanto-vos que no dia 26 de Dezembro não me senti nada nada ´intoxicada´e a precisar de fazer um detox, porque na verdade comi com conta peso e medida, apesar de ter feito erros alimentares!

No dia 25 de dezembro, começámos o dia com panquecas de aveia antes de ir ajudar no almoço de natal… Quanto ao almoço, comecei com uma sopa de legumes e depois foi polvo no forno com brócolos cozidos (não comi batatas). E novamente como é que terminámos… Com a serradura, sim!! Ao jantar, foi borrego assado com brócolos e abacaxi para terminar! Sim, ao jantar já não toquei em nada de doces, fechei a loja!

Gente… percebam que tudo isto faz parte de um estilo de vida saudável! Deixem de pensar que o problema é o natal porque não é! Mas também não pensei ´ah.. o Natal é uma vez por ano, por isso agora é comer tudo tudo tudo´… isso realmente não me faz sentido nenhum!! Até porque para a semana ou para o mês que vem há sobremesas que acabam por ser semelhantes num aniversário ou festa, e vocês vão comer novamente! Claro que pode fazer sentido comer as sobremesas típicas desta época, mas não precisam de comer 10 sobremesas… qual é a necessidade? E já agora, podem também ir dar uma caminhada…

Hoje foi longo o texto, mas queria mesmo partilhar com vocês a minha opinião e o meu natal. Adorei estes dias, ao pé dos meus, a ver filmes da disney, com a lareira ao pé de nós.. com sorrisos, gargalhadas.. o melhor! 🙂 Desejo que o vosso tenha sido tão bom!

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *