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3 erros que pode estar a cometer nos seus lanches

Os lanches são fundamentais para conseguirmos ter uma alimentação saudável! Mas mais importante ainda é então a sua composição! Podem existir alguns erros que não nos apercebemos e que por vezes não nos ajudam em nada… Oiço muitas vezes em consulta que ou não lancham, ou comem uma peça de fruta, ou uma tosta…ninguém se aguenta com isso!

Por isso, alguns erros bastantes comuns:

Em exagero: Apesar de termos no nosso lanche um alimento saudável, não significa que o possamos comer em exagero, ok?!? Apesar de fruta ser saudável, não podemos andar a comer 5 peças de fruta por dia! Cuidado, é fundamental ter atenção às quantidades!

Sem satisfação: Quantas vezes isso acontece?!? Pois é.. e qual o resultado? Fome passado muito pouco tempo, relacionado com o facto de não ter tido qualquer prazer a comer! Ou seja, é fundamental que os seus lanches ou snacks sejam do seu agrado e consoante o seu gosto, claro que, com adaptações! Se precisa de ideias para os seus lanches, veja aqui.

Comer da embalagem: Pois é, parece-me que comer da embalagem acontece várias vezes, talvez por exemplo com frutos secos. Adivinhei? É importante que tal não aconteça e que tenha as quantidades definidas! Senão, não tem qualquer tipo de controlo na quantidade que come, apesar de até poder ser um alimento saudável.

Para quando vos apetece um doce, que tal juntarem um pouco de manteiga de amendoim? Eu costumo fazer isso. Pego numas bolachas de arroz e junto 1 colher de café de manteiga de amendoim e quando me apetece ainda mais doce, junto banana 🙂 Costumo comprar a manteiga de amendoim que está na imagem e se carregarem têm acesso a mais produtos e variedades.

Caso uma das vossas dificuldades sejam os lanches, tenho várias ideias no E-book que fiz especialmente para vocês para este início de 2018, e apesar de serem ideias de pequeno-almoço, servem também para os vossos lanches.

Além disso, e caso queiram mais ideias, aqui ficam alguns livros que vos podem ajudar. Se carregaram na imagem têm acesso à sua descrição:

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

13 respostas
  1. Rui Pereira says:

    Concordo. A qualidade não desculpa a quantidade.
    No entanto, recentemente, para além de estar a experimentar uma das formas de jejum intermitente, reduzi a quantidade de refeições diárias para três. Implica disciplina, mais sendo eu uma pessoa ativa, mas os resultados têm sido positivos.

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  2. CD says:

    Não podemos andar a comer 5 peças de fruta por dia? Porquê? Toda a literatura relativa à alimentação saudável refere exatamente o oposto. Não há limites quanto à quantidade de fruta que se deve comer, normalmente apenas referem que a mesma seja diversificada.

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  3. Leonardo Rodrigues says:

    Acho até que as “novas diretrizes” estabelecem que devem ser 5, em vez de 3. A fruta, embora tenha açúcar, não é tão nociva, nem a absorção desse açúcar – frutose – pode ser comparada com o açúcar refinado.
    De resto, concordo. Os lanches geralmente coincidem com as pausas no trabalho e com aqueles momentos em que só apetece devorar qualquer coisa mais 200 gramas de chocolate.

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  4. catarina says:

    Diz-se que se deve comer no máximo 5 porções de fruta, estas 5 porções não correspondem a 5 peças de fruta mas sim ao equivalente ao tamanho da palma da mão…ou seja uma maçã grande é considerado mais que uma porção, basicamente é o mesmo que nos referirmos a uma porção de carne, esta não equivale necessariamente a um bife, depende sim do tamanho/peso deste.

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