Search
Close this search box.

14 truques para preparar as suas férias saudáveis

Hoje partilho com vocês como me organizo quando vou de férias e de que forma é que tento que elas se mantenham saudáveis. Este sábado vou de férias e por isso mesmo, há que organizar tudo! Caso vão de viagem, é importante que se organizem para os dias fora, bem como para o dia de viagem. Caso tal não aconteça, vão acabar por ir ao café/restaurante comprar “qualquer coisa” para comer.

Primeiro que tudo, e como sempre, é preciso organização e neste caso penso que o mais importante é planear com antecedência. Claro que é chato andar carregado com alimentos e com marmitas e snacks, mas não pode ser uma desculpa para não ter uma alimentação saudável nestes dias, uma vez que há alimentos super práticos de levar e de transportar. No sábado desvendo-vos para onde vou, apesar de neste post ficarem com algumas pistas! 🙂

Pois bem, aqui fica uma lista do que vou levar e que acho importante para estas miniférias:

  • Frutos secos (nozes, avelãs, cajus…): Preciso de andar sempre com snacks durante o dia, e assim os frutos secos não ocupam quase espaço nenhum na mochila. Além disso, são um alimento que ajuda na saciedade e que me permite controlar a fome durante o dia! Já tinha muita coisa em casa, mas ontem fui despachar o resto ao jumbo. Acabei por comprar um mix de frutos secos para não estar sempre a comer os mesmos, mas como gosto imenso de noz e caju, comprei um de cada, podem ver aqui quais são.

  • Fruta: Vou levar para a viajem de carro maçãs e bananas, para o dia de sábado. Depois quando lá chegarmos vamos às compras e então aproveito para comprar mais, para todos os dias que lá vou estar. Acho que vou optar mais por maçã ou banana pela praticabilidade destas frutas.
  • Barras: Como sabem, não é um alimento que consuma diariamente. No entanto, e para quem me segue, já sabe que sou a favor do equilíbrio e para estes dias que vou estar fora vão dar imenso jeito, para conseguir comer rápido como snack e ter energia ao mesmo tempo. Vou levar algumas do celeiro e da Gold Nutrition.
  • Ovos: Vai ser um dos alimentos presentes como snacks, e que vou levar cozidos para o dia de viagem. Além de ser um alimento que sacia, é novamente bastante prático e que se come num instante (sem sujar grande coisa). No destino, será de certeza utilizado como snack ou então como pequeno-almoço.
  • Enfrascado de aveia: Vão ser várias horas de viagem e por isso mesmo, tenho de levar bastante comida. Assim sendo, para meio da manhã ou da tarde, vai sair enfrascado de aveia como podem ver na fotografia em baixo. Além disso, vou levar flocos de aveia para os pequenos-almoços/snacks para lá durante o dia.

  • Água: Fundamental a qualquer viagem e por isso mesmo, já que são várias horas até chegar ao destino, vou levar 1,5L de água para ir bebendo durante todo o dia.
  • Protetor solar: Um estilo de vida saudável engloba várias vertentes e para o destino onde vou a proteção solar é fundamental! Já sabem para onde vou? 🙂 Eu ainda por cima preciso de ter muito cuidado com a minha pele, é que é mesmo isso! Comprei o protetor solar Cosmia (que ainda não conhecia), e aproveitei para comprar dois, para experimentar. Já que uso proteção solar todos os dias, fica já despachado.

Agora, deixo as minhas dicas essenciais para vocês aplicarem quando forem de viagem ou de férias:
Dicas para antes da partida:
  • Faça as suas refeições e snacks no dia anterior à viagem. Se deixar para o próprio dia, com tanta coisa para organizar, algo vai ficar para trás. Exemplo: Levar aveia para os meus pequenos-almoços. No dia seguinte é só juntar 1 iogurte.
  • Compre diversos lanches que sejam fáceis de transportar na mala: cenouras, fruta (fácil de comer – maçã, pêra, banana), frutos secos (nozes, amêndoas), fruta desidratada, bolachas de milho/arroz (sacos individuais); vaca que ri, iogurtes bebíveis, ovos cozidos, latas de atum, latas de grão cozido. Por exemplo para viajar de avião costumo levar bolachas de arroz, frutos secos, fruta e ovo cozido (sim, passa na segurança!)
  • Pense quantas horas irá estar fora de casa e faça as contas aos lanches que serão precisos para todo o dia. Se o almoço é às 13h e o jantar apenas por volta das 21h, tem de fazer dois lanches. Mais vale levar a mais do que a menos! Podem sempre levar a mais para uma emergência.
  • Não se esqueça da garrafa de água! Tem de estar sempre hidratado.
  • Agora com as férias e calor, também não esquecer os cremes solares. Todos estes aspetos fazem parte de uma vida saudável, não descurando a proteção solar!

Dicas para o destino:

  • Ir às compras assim que chegar ao seu destino: Pelo menos para comprar fruta, água, ovos e snacks para os dias seguintes;
  • Tomar o pequeno-almoço antes de sair de casa/hotel: Por vezes no hotel nem sempre existem opções saudáveis, mas dentro do que o houver, tente fazer as melhores escolhas (não tenha o pensamento perdido por 100 perdido por 1000).
  • Andar sempre com água e lanches na sua mochila: de certeza que diminui a probabilidade de passar pelos cafés e optar por refrigerantes ou sumos (ainda por cima em locais onde o calor é imenso) e de snacks menos saudáveis. Frutos secos, ovos cozidos, iogurte líquido, queques de aveia são algumas opções.
  • Se quiser levar uma sandes para o seu almoço, aproveite para utilizar pão do tipo integral e acrescentar sempre alguns legumes ou verduras (Ex: Pão Integral, Atum, Tomate, Alface);
  • Quando almoçar/jantar fora, peça sempre uma salada ou verduras para acompanhar o prato principal. Se possível, inicie com uma sopa de legumes, que normalmente é sempre possível

[Dentro de uma escolha errada, há sempre uma opção mais saudável]

Para quem não vai almoçar a casa e tem de fazer esta refeição no restaurante/centro comercial:

  • Foque-se!
  • Dê uma volta no centro comercial, nas redondezas da rua e tente fazer uma escolha saudável para realizar a sua refeição: Se quer dicas para quando vai almoçar fora, veja esta publicação.
  • Deixe de lado as publicidades GIGANTES de promoções de fast food e tente ver que tipo de restaurantes lhe proporcionam uma alimentação saudável.
  • Coma bem! Não opte apenas por uma sopa e uma peça de fruta, senão o resultado será imensa fome a meio da tarde.
Acredito que, quando vamos de férias ou de viagem se torne mais difícil resistir a tentações a que normalmente não estamos expostos, mas mesmo assim é sempre possível fazermos escolhas acertadas. Lá porque vamos de férias, não tem de ser uma desculpa para “quando vou de férias não tenho acesso a alimentos saudáveis”. Que tipo de férias costuma ter?

Vai fazer praia? Pode levar sempre a sua lancheira atrás, com alimentos que lhe permita manter uma alimentação saudável. Por exemplo:

  • Snacks (Fruta; Bolachas de milho/arroz; Ovos cozidos; Iogurtes naturais ou de aromas; Palitos de cenoura ou pepino, Tomate cherry, Queijo fresco)
  • Almoço: Salada fria (massa espiral/couscous | atum ao natural/frango desfiado/peixe desfiado/ovo cozido/delicias do mar | alface, tomate, cebola, beterraba, pimento vermelho, couve coração, courgete)
Vai para um hotel com tudo incluído? Pode não ter todos os alimentos pretendidos, mas acredito que tenha alguns. Pode exemplo:
  • Pode comer pão ou cereais ao pequeno-almoço. Se colocar manteiga, não coloque fiambre nem queijo e vice-versa. Além disso, ninguém o impede de levar por exemplo os seus flocos de aveia ?
  • Às refeições principais peça a opção do menu que não inclua fritos e molhos. Se tiver batatas fritas, pode pedir para substituírem por arroz (já fiz isso bastantes vezes).
  • Peça sempre que lhe tragam legumes ou salada a acompanhar. Para os lanches, pode sempre andar com a sua lancheira, com algumas ideias aqui.
Não arranje desculpas para não conseguir, mas sim uma forma de o conseguir! E o mais fácil é realmente organizar-se e andar sempre com “comida atrás”. No entanto, e como é óbvio, em férias apetece sempre jantar fora e sair um bocadinho da linha, mas ninguém diz para não o fazer… Só que com conta peso e medida ?
Se come alguma coisa de diferente ao almoço, já não o faça ao jantar… Se come um gelado à tarde, deixe a sobremesa de lado ao jantar e vá dar uma caminhada…
Não arranje desculpas para não conseguir, mas sim uma forma de o conseguir! E o mais fácil é realmente organizar-se e andar sempre com “comida atrás”.
Nas férias é a melhor altura para começar a praticar exercício físico. Tempo não lhe falta! Defina um horário e vá todos os dias fazer uma caminhada. No meu caso, como vou para o desporto, as corridas vão ficar de lado. Por isso mesmo, vou ´apetrechada´ de roupa de desporto (mochila, soutien, leggins) e roupa quente… que já ouvi dizer que está um gelo!!!

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *