, ,

6 dicas para pôr em prática nas suas próximas férias

Já voltámos das mini-férias (com muita pena minha), e agora já estamos na rotina do dia-a-dia. ADOREI ir à neve e quero voltar voltar voltar!! Comecei o ano passado e nunca pensei que iria gostar tanto.. mas é verdade! E acho que o que me influenciou muito é fazer exercício diariamente nos meus dias. Vou-vos contar tudo sobre as minhas férias e como é possível ter umas férias saudáveis, mesmo fora dos nossos hábitos.

 

Sendo assim, passos essenciais para umas férias saudáveis:

  • LEVAR LANCHES PARA A VIAGEM: Se não o fizer, não tem nada para comer durante a sua viagem e vai dar mau resultado! Levei frutos secos, ovos cozidos e salada de quinoa com atum ao natural. E para isso ser possível, levei pratos de talheres para conseguir comer durante a viagem. Acham que custa assim tanto? Não, não custa. É só uma questão de organização e de vos fazer sentido!
  • COMPRAS ASSIM QUE CHEGAR: Assim que chegámos a Granada fomos às compras! Fizemos a lista de compras no caminho e assim foi só chegar, comprar e tudo despachado. Comprámos pão de sementes, flocos de aveia, ovos, espinafres, couve kale, queijo, fiambre de aves, peru, frango, carne de vaca, arroz, esparguete, queijo fresco, grão de bico, latas de atum, iogurtes naturais, leite magro, bebida vegetal, cenouras, fruta (maçãs, banana, tangerina, kiwi)…
  • REFEIÇÕES PRINCIPAIS: 

Durante a viagem definimos as refeições que íamos fazer de forma a ficar tudo organizado. Senão, no próprio momento iam faltar ingredientes e teríamos de andar de um lado para o outro, o que não calha nada bem. Cada duas pessoas definiram as refeições principais que iriam fazer, e combinámos que haveria sempre legumes a acompanhar. Posso partilhar com vocês que ao jantar acabava por comer a proteína acompanhada apenas por legumes, menos no penúltimo dia em que também comi arroz (quanto mais dias passavam, mais fome tinhaaaaa 🙂 )

Este slideshow necessita de JavaScript.

Almoços e snacks: Foram entre sandes de húmus com espinafres, queijo fresco com espinafres e tomate, pasta de atum (feita com iogurte natural) com espinafres e tomate. Se me seguem, sabem que não gosto de almoçar sandes, mas neste ambiente era o que faria sentido e o mais fácil. Além de poupar dinheiro (porque se tivesse que almoçar na estância, ficava muito caro), podíamos almoçar rápido para continuar nas pistas. Além disso, não é por almoçar 3 dias sandes que há problema… até porque o resto do dia era todo controlado e ao jantar fazíamos questão de ter uma refeição equilibrada. Para meio da tarde, tinha sempre uma peça de fruta e frutos secos e depois quando chegava a casa comia mais alguma coisa, dependendo do que me apetecia. Podem ver em baixo todos os jantares. Querem as receitas?! Se sim, deixem em comentário! 🙂

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • PEQUENO-ALMOÇO: Não é difícil manter os nossos hábitos ao pequeno-almoço mesmo fora de casa, é só querer! Os meus pequenos-almoços foram entre ovos mexidos com espinafres e cogumelos, papas de aveia, iogurte com flocos de aveia, queijo fresco e fruta… ou seja, igual a quando estou em Portugal. Por isso mesmo, não arranjem desculpas para quando vão de férias terem de alterar estes hábitos. Além disso, ir de férias, para mim, é ter uma alimentação saudável (com algumas excepções), porque é o estilo de vida que eu quero para mim, hoje e sempre! Podem ver todas as fotografias em baixo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • EXERCÍCIO FÍSICO: Neste caso foram férias de exercício físico, pelo que não precisava de fazer mais. No entanto, para quem não vai para um destino de férias que inclua exercício, é sempre importante que defina na agenda em que dias o consegue fazer. O que importa é fazer, nada mais! Tempo não lhe falta! Defina um horário e vá todos os dias fazer uma caminhada. Podem-me ver a fazer skiiii! Quando vejo a câmara fico nervosa ahah 🙂

 

E agora podem ver também uma MEGA QUEDA!!! 🙂

  • PROTEÇÃO SOLAR: Um estilo de vida saudável engloba várias vertentes e para o destino onde vou a proteção solar é fundamental! Comprei o protetor solar Cosmia (que ainda não conhecia), e adorei! ahah já saia de casa morena porque o protetor tem cor, ou seja, é demais!! 🙂

 

  • ERROS ALIMENTARES: Faz parte e toda a gente os faz, e quem disser que não, eu não acredito. Além disso, e tendo a consciência que tenho uma alimentação saudável diariamente, não é por fazer um ou outro erro alimentar que me faz mal. Ou seja, quando os faço, é de forma consciente e porque quero mesmo!! Bebi chocolate quente e fomos às pizzas no último dia para a despedida. Soube bem?! Muito bem!
Não arranje desculpas para não conseguir, mas sim uma forma de o conseguir! E o mais fácil é realmente organizar-se e andar sempre com “comida atrás”. No entanto, e como é óbvio, em férias apetece sempre jantar fora e sair um bocadinho da linha, mas ninguém diz para não o fazer… Só que com conta peso e medida 🙂
Se come alguma coisa de diferente ao almoço, já não o faça ao jantar… Se come um gelado à tarde, deixe a sobremesa de lado ao jantar e vá dar uma caminhada… Não arranje desculpas para não conseguir, mas sim uma forma de o conseguir! E o mais fácil é realmente organizar-se e andar sempre com “comida atrás”.
Espero que tenham gostado da publicação, das minhas dicas e da minha partilha! Comentem e coloquem as vossas sugestões!
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *