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4 dicas para manter o peso que perdeu

Quando quer perder peso, tem realmente de querer mudar! De querer alterar hábitos alimentares e os seus estilos de vida. Mas muitas vezes, sem a preocupação de posteriormente o conseguir manter. Antes de perder peso, pense em querer ser saudável, em ter um estilo de vida saudável.

    • Cuidado com as dietas radicais: Se quer perder peso tem de o fazer acompanhado por um profissional de nutrição e de acordo com as suas necessidades energéticas e o seu dia-a-dia. Não pode querer perder todo o peso que tem a mais em um ou dois meses, peso esse que foi ganhando ao longo de meses, ou até anos. A motivação é um pilar fundamental no processo de perda de peso e por isso mesmo muitas vezes consegue seguir uma dieta bastante restritiva. No entanto, o pior é quando se farta e desiste.
    • Hábitos que tem de manter para sempre: Comece por uma sopa antes das refeições. Inclua sempre legumes ou salada nas suas refeições. Deixe o pão de lado nas refeições principais. Beba água. Evite os molhos. Tempere com azeite e vinagre as saladas e legumes. Evite as sobremesas após as refeições. Café e chá sim, mas sem açúcar.
    • Objetivos: Tenha os seus objetivos semanais sempre bem definidos (pode ver a publicação aqui). Escreva na sua agenda em que dias vai ao ginásio ou fazer uma caminhada. O mau tempo não é desculpa para deixar de fazer exercício: existem empermeáveis e no ginásio não chove 🙂 Ande sempre com uma garrafa de água na mala ou na pasta e ponha lembretes no telemóvel para não se esquecer de a beber.
    • Não arranje desculpas: Não lhe apetece preparar os seus lanches porque está cansado? Não lhe apetece ir ao ginásio porque anda cheio de trabalho? Não deixe que o seu corpo vença! Se o fizer vai perder os bons hábitos e depois é muito mais difícil retomar. Se não vai um dia fazer exercício, obrigue-se a ir no seguinte. Ou então, vá dar uma caminhada.