Search
Close this search box.

Férias nos Açores | Refeições da Maria na primeira semana de férias (Pequenos-almoços, lanches e refeições)

Pois bem, para quem me segue no facebook e/ou instagram, viu que já estou de férias, num sítio maravilhoso e que não prescindo. Açores, Ilha Graciosa.  Assim, vou partilhar com vocês como foram estes dias em termos de alimentação e como me tenho organizado. Como agora estamos em férias (ou grande parte de nós), acho que é sempre importante estas dicas.

Há sempre forma de conseguirmos manter uma alimentação saudável e equilibrada quando estamos de férias, ou pelo menos tentar. Claro que as refeições são diferentes e que não vamos mudar a logística da família toda para conseguirmos fazer tudo o que queremos, ou pelo menos se torna difícil. Ainda para mais, depende muito do sítio para onde vamos, do preço dos alimentos e das refeições e a disponibilidade dos alimentos. Mas pelo menos, ficar em Portugal e fazer um destino de praia ou de campo, dá sempre para isso. Eu tenho o direito de manter a minha alimentação saudável onde quer que seja e com quem seja 🙂

Também vos posso dizer que nas férias pode ser mais provável que existam erros alimentares devido à descontração em que estamos, e eu já os fiz como viram ontem pela minha publicação no facebook e instagram. Mas e então?! Faz parte. Equilibro a seguir. Tenho refeições saudáveis a maioria das vezes, faço exercício físico. A palavra-chave é MODERAÇÃO.

Como podem ver as fotografias em baixo, aqui ficam as refeições:

Pequeno-almoço: A maioria dos pequenos-almoços têm sido iogurte, flocos de aveia e sementes de linhaça. Por vezes junto também fruta, normalmente meloa, que realmente é ótima a daqui. Também houve um dia que fiz bolo da caneca (receita aqui).

férias poetenalinha (14).JPG

férias poetenalinha (21).jpg

Meio da manhã/tarde: Não tem havido muito meio da manhã porque acordo mais tarde e então não faço esta refeição. Mas quando tenho fome opto por fruta, queijo fresco ou bolachas de arroz. Para quem faz esta refeição, pode optar por fruta, ovo cozido, bolachas de milho/arroz. Este tipo de snacks não dá trabalho nenhum a preparar. Não acham que é fácil? Ou será que o ´trabalho´ que muitas vezes se diz que dá, não está relacionado com o que realmente queremos levar e comer?! Hoje em dia é raro ver alguém sem lancheiras, a grande questão está na escolha que fazemos. Se olharmos ao nosso redor é bem mais provável ver sair da lancheira sandes, bolachas, batatas fritas… Quanto ao meio da tarde, tenho optado novamente por fruta, iogurte, sementes, ovo cozido, atum ao natural..

Almoço/Jantar:

    • Primeiro que tudo, a questão da sopa. Às vezes como, outras vezes não. Mas porquê? Porque aqui alguns jantares têm sido fora e os locais às vezes não têm sopa. No entanto, e ainda ontem aconteceu, comi um prato de sopa antes de sair de casa. Já fiz duas sopas cá, muito simples, mas boas e aprovadas pela família 🙂 Foi só juntar 2 courgetes (+-700g cada uma), 1 cebola e 3 dentes de alho. Uma das sopas levou também 2 cenouras. Deixar ferver, triturar e no fim juntar uma colher de sopa de azeite.
    • A sopa da fotografia da direita fomos buscar fora, e acredito que tenha batata, mas não é por isso que a deixo de comer. Até porque sei que me ajuda imenso na saciedade durante o dia.

férias poetenalinha (9).JPG

 férias poetenalinha (19).JPG

    • Em termos de refeições, são um pouco diferentes do que faço em Lisboa pois não estou sozinha e estando de férias é mais provável ir comer fora. Além disso, como estamos em época de festas por aqui, há sempre os locais onde se janta e que acabamos por ir para experimentar as iguarias de cá.
    • Podem ver pelas fotografias da esqueda para a direita: Cabrito com batatas e salada (pedi a salada à parte porque não vinha a acompanhar); congro cozido com mistura de legumes; congro cozido com ovo, legumes estufados e salada de tomate, alcatra com salada, ovos mexidos com legumes, salada de atum com quinoa e legumes, bife grelhado com legumes estufados.
    • Se sei que vou jantar fora ou que tenho um almoço/jantar com a família ou amigos tento controlar ao máximo o meu dia e aí sim está a moderação. Porque quando chego aos locais, não deixo de comer o que é servido, nem iria fazer uma desfeita dessa. No entanto, controlo o dia-a-dia e na hora da refeição faço escolhas, só isso. Pedi a salada para acompanhar o cabrito e não comi as batatas todas, e comi uma sopa antes de sair de casa, por exemplo.

Além disso, e para terminar, há alguns pratos que gosto imenso cá da ilha e moreia frita é um deles. Ontem foi o dia de ir comer, e talvez ainda vá mais alguma. E qual é o problema? Novamente comi uma sopa antes de sair de casa e tenho feito exercício quase todos os dias. Acham que ia deixar de comer essa iguaria de que tanto gosto?!?

férias poetenalinha (5).JPG

férias poetenalinha (10).JPG

férias poetenalinha (11).JPG

férias poetenalinha (12).JPG

férias poetenalinha (13).JPG

férias poetenalinha (15).JPG

férias poetenalinha (18).JPG

    • férias poetenalinha (6).JPG

férias poetenalinha (1).JPG

Em termos de exercício também me tenho conseguido organizar e tenho feito quase todos os dias. Entre 5Km a 8Km é o que tem sido. As fotografias em baixo foram no farol da ponta da barca, um local a vísitar quando cá vierem 🙂

férias poetenalinha (7).JPG

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?