Search
Close this search box.

5 truques para não engordar com os jantares de Natal

Estamos a chegar à época tão esperada do ano, mas que nos traz também algumas preocupações. Oiço muito em consulta ´agora no Natal é o problema´, ´agora vou engordar imenso´, ´secalhar nesta época não é preciso ter consulta de nutrição, não venho cá fazer nada´. Isto acontece várias vezes, não concorda?

Agora vamos começar a estar cheios  de almoços ou jantares de Natal… Ora é o jantar de natal dos amigos, da empresa, do ginásio, da corrida…? Normalmente, um grande “problema” para a maior parte de vocês. Uma boa forma de conseguir controlar o que comemos nestes jantares é, antes de mais, ter um dia alimentar equilibrado, ou seja, não passar o dia todo sem comer, à espera do jantar, com aquele pensamento típico ´não vou comer muito para aproveitar logo´. 

Por isso mesmo, vamos lá falar de alguns truques essenciais para aplicar nesta época:

  • Foco: Muitas vezes o problema não são os jantares de natal, são o decorrer dos dias até lá. Ora pois bem, chega ao trabalho e leva um arroz doce, umas bolachinhas ou uns chocolates para comemorar esta época. Lá vai uma bolacha ou um chocolate, dia após dia… Mas depois, também tem os ditos jantares de natal em que também abusa… Assim é impossível manter uma alimentação saudável. Se sabe que tem um jantar, toca a seguir o dia alimentar da rotina e nada de pensar ´ah mas é só hoje´.. ou então ´é só um bocadinho´.
  • Entradas saudáveis: Assim que chega ao restaurante peça logo uma sopa. Não é por ser o dito jantar de natal que devemos deixar de comer sopa, desculpe lá. No entanto, caso queira alguma entrada porque lhe está mesmo a apetecer, opte por saladas (salada de polvo), queijo fresco, azeitonas ou uma salada mista. Deixe de lado o presunto, os rissóis e os croquetes (sabe o que tem de pensar? Que estas entradas existem o ano inteiro, e que não são típicas do Natal). MAS, caso a sua perdição sejam as entradas, tudo bem. Come as entradas mas depois não come a sobremesa… é tudo uma questão de prioridades.
  • Prato principal: Dentro do que estiver descrito no menu, deixe de lado os fritos. Tenha em atenção o tipo de prato e opte por assados, estufados, grelhados ou cozidos. Tente evitar as lasanhas, o bacalhau com natas e as batatas fritas. Há imensos pratos interessantes nutricionalmente e igualmente saborosos. Caso o prato já esteja escolhido, peça uma salada ou legumes cozidos/estufados para acompanhar o prato. Por exemplo, se pedir um polvo à lagareiro ou guisado, um bacalhau assado com batata a murro, pato com arroz.. parece-lhe más opções? Bastante saborosas. 
  • Sobremesas: Se realmente houver o doce que mais adora, pense nisso no início da refeição optando por entradas e pratos mais equilibrados, para depois comer a sobremesa sem compromisso e sem peso na consciência. Se quer comer o doce que tanto gosta, aproveite para saboreá-lo e não pensar que não o devia estar a fazer. Pode sempre optar por dividir a sobremesa. Se tem 3 jantares de natal numa semana, qual é a necessidade de comer uma sobremesa em cada um deles? Acha que é preciso comer um doce dia após dia? O problema é esse, e mais nenhum.
  • Bebidas: Como sabe, o ideal é beber água. Mas mesmo assim, se quiser optar por outro tipo de bebida, opte por um copo de vinho, uma cerveja ou um sumo natural, intercalando com um copo de água. 

 

Se pensar, não estamos a falar de ir jantar e pedir o dito “peixe cozido” ou “bife de peru grelhado”, mas sim, de ter alguma atenção e fazer escolhas mais conscientes. Se gosta realmente de uma sobremesa, e não consegue resistir, que tal deixar as entradas de lado? Pequenas alterações resultam em grandes passos! Além disso, estes cuidados não são apenas para termos nesta época natalícia, mas sim durante todo o ano. Como eu digo sempre em consulta, e devido a este problema com o aumento de peso no natal, nesta época o peso é para manter, não quero que andem a ´sofrer´ e ansiosos com a questão de quererem comer e não ´poderem´. Todos nós podemos comer de TUDO, desde que de forma equilibrada!

Ainda assim, não se esqueça: Pratique exercício físico. Uma vez que andamos cheios de jantares de natal, faça um esforço para caminhar, correr, ir ao ginásio… Não deixe de lado a atividade física nesta altura, é fundamental para nos sentirmos bem. Não são 30 minutos do seu dia que não lhe permite estar com a família ou amigos… Escreva na agenda ou num papel e coloque no frigorífico. 

E não se esqueça…O Natal é dia 24 e dia 25! Nesses dias está à vontade, mas no entanto, e até lá, tente moderar o consumo e deixar de lado as rabanadas, os doces ou o bolo-rei. Para mim o natal é como uma festa de anos ou um aniversário… e normalmente esta época é sempre uma preocupação para a maioria das pessoas. Não se esqueça, cada um de nós faz as escolhas que QUISER, e nada mais! Não podemos andar sempre a sofrer e com esta pressão da alimentação em cima de nós… só temos de ter um estilo de vida saudável, com equilibrio e moderação.

E por aí, ja começou os jantares de natal? Deixe em comentário.

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *