, , , ,

8 HÁBITOS QUE TEM DE MANTER PARA SEMPRE

Vamos lá ver… tudo tem haver com mudança de hábitos alimentares! Tudo deve ser alterado devagar, sem pressas, para que seja uma mudança sustentável ao longo do tempo. Se quiser fazer tudo de uma vez, pode não correr bem! Até pode querer fazer tudo de uma vez e ver resultados rapidamente… mas depois se sentir falta de determinados alimentos, é muito mais fácil voltar atrás e aos hábitos anteriores.

Porque não, fazer uma alteração todos os dias… por mais pequena que seja, é super importante. Não podemos é desistir de nós, da nossa melhora de qualidade de vida… Sabem o que é que eu penso para mim?! Se um dia estou muito cansada e não consigo ir correr, vou andar…. Se por vezes faço um erro alimentar, como por exemplo, comer batatas-fritas, como a sopa no início da refeição! Ou seja, em vez de comer uma travessa inteira, já só como metade… entendem a logística? 🙂

  • Agenda: É muito importante que consiga organizar a sua agenda no sentido de conseguir fazer as coisas a que se propõe. Definir os dias em que vai praticar atividade física, o dia em que vai às compras, o dia em que tem de cozinhar em maior quantidade… Feche mesmo as horas e os dias como se fosse um compromisso… pois é um compromisso consigo mesmo!
  • Inimigos: Retire os inimigos de sua casa: bolachas, bolachinhas, gelados, batatas-frita, bolachas com chocolate… Não vale a pena pensar que não irá comer, pois num dia em que esteja mais triste ou que o dia tenha corrido pior, vai… não vale a pena dizer que não! Estes alimentos não podem fazer parte do nosso dia-a-dia. Se um dia lhe apetecer um gelado, tudo bem, mas saia de casa e vá comer! Não abra o precedente de ter esses alimentos em casa,  porque senão a probabilidade de ir comer é muito maior.
  • Sopa: Comece sempre as suas refeições todas com um prato de sopa de legumes! Faz toda a diferença. Como referi atrás, se vai fazer um erro alimentar, pelo menos come a sopa antes e não faz em tanta quantidade. A sopa tem de fazer parte do nosso dia-a-dia, tem de ser um hábito diário. Vai ver, que com apenas esta mudança, vê resultados no seu corpo!
  • Sem rótulo ou com a menor lista de ingredientes possível: O melhor é optar pela versão mais natural possível: iogurte natural (sem sabores e sem pedaços), leite simples, tortilhas de arroz simples… e por aí em diante. Fruta, legumes… destes alimentos nem se fala, devem fazer parte da nossa alimentação diária.
  • Exercício: Não precisamos todos de fazer o mesmo, não precisamos todos de andar a correr a maratona… o importante é mexermo-nos e desafiarmo-nos! Defina quantos dias consegue ir dar uma caminhada… o fim-de-semana também conta! Nem que comece por ir ao sábado e ao domingo e a mais um dia de semana, para se habituar e conseguir gerir os seus horários. Se por vezes não paciência e se sente cansado, não há problema… o importante é continuar a fazer alguma coisa, não desistir de si. Além disso, há imensas estratégias para aumentarmos a nossa atividade física, como apenas estacionar o carro mais longe, subir as escadas do trabalho ou de casa…
  • Jantar fora: Não tem de ser um problema, não tem de ser um desafio, não tem de ser uma preocupação. O importante é perceberem na realidade como tudo isto funciona. É possível comer bem em restaurantes, é! Depende do que queremos… eu prefiro fazer um erro alimentar  na tranquilidade do fim-de-semana, do que durante a semana só porque sim. Não me custa nada ir jantar fora e comer uma sopa, polvo à lagareiro com batatas e legumes… sem pão, sem entradas e sem sobremesa! Porque irei escolher outro dia para o fazer. Não é por termos um jantar com amigos que temos de fazer asneiras obrigatoriamente, porque todas as escolhas são nossas e de mais ninguém.
  • Água: Fundamental beber água todos os dias para nos hidratarmos. Não é por querermos perder peso ou não que o devemos fazer… isto porque quando alguém pensa em perder peso, lembra-se que tem de beber água… e depois, muitas vezes, deixa de o fazer no dia-a-dia. Todos precisamos de beber água, e nada mais que isso!
  • Legumes: Sempre e para sempre, seja que situação for. Independentemente dos vossos objetivos (claro que, tudo isto depende se existe alguma patologia associada), é fundamental a ingestão de legumes às refeições. Tal como existe carne/peixe e arroz/batata… tem de existir legumes! E não podemos dar a desculpa de ´ah mas dá trabalho.. ´… será que não demora o mesmo tempo do que fazer um arroz? Ah… mas o arroz já estava feito… então deixem os legumes feitos também!

Como sabem, cada vez sou mais fã de exercício… e acho que termos roupa que nos faça sentir bem é fundamental! Por vezes até pode parecer futilidade, mas não é! Porque nos ajuda a gostar mais de nós, a sentirmo-nos bem, a aumentar a nossa auto-estima…e por isso mesmo deixo aqui alguns artigos em desconto, que são a minha cara, e que podem gostar também (é só carregar).

 

 

Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Instagram, Youtube 🙂 Além disso, para estarem sempre a par de todas as publicações, receitas e workshops, subscrevam as notificações no site, que é só carregar na campainha do lado direito em baixo na página principal do site. Para saberem informações sobre as consultas de nutrição ou marcações, é só enviar email para mariagama@poetenalinha.pt.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *