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7 dicas para tornar as sobremesas de Natal mais saudáveis

É QUASE NATAL! QUASE NATAL 🙂

 

Uma das grandes questões do Natal são então as sobremesas! Por isso mesmo, nada melhor que algumas dicas que nos permitam, sem desvirtuar a receita, torná-las mais saudáveis. E por isso mesmo, tem de começar a ter em atenção o tipo de ingredientes utilizados, a quantidade de gordura e o tipo de tipo de confecção culinária. Como ainda faltam uns dias para o Natal, escrevo já esta publicação para se puderem organizar, ir às compras, e quem sabe… experimentar receitas 🙂

Importante é dizer que esta publicação nada tem haver com radicalismos e nada relacionado com a questão de não se comer no natal… porque eu própria vou comer! Mas se conseguirmos pequenas mudanças, por mais pequenas que sejam, já nos ajuda!

  • Utilizar metade da quantidade de farinha indicada na receita e metade de farinha do tipo integral (mais rica em minerais e fibra). Se for possível substituir na totalidade. Pode experimentar outros tipos de farinha, como de aveia, arroz. Ou seja, dar asas à imaginação!
  • Reduza no açúcar: Pode começar por passar para metade da quantidade indicada na receita e assim sucessivamente, reduzindo sempre (experimente utilizar açúcar amarelo, mel ou stevia). É importante também não esquecer que existem especiarias que ajudam a dar sabor, como a canela.. o que nos ajuda a diminuir a quantidade de açúcar. Além disso, não polvilhe com açúcar, muitas vezes é o hábito e não faz falta.
  • Utilizar o azeite em vez de óleo ou manteiga. Além disso, não coloque o azeite a “olhómetro”t e tente reduzir a sua quantidade. É completamente diferente fritar os pastéis de bacalhau, ou fazê-los no forno, como eu fiz. Podem ver aqui a receita e eu garanto que vão adorar.
  • Substituir as natas por iogurte natural ou até por queijo quark. Hoje em dia já existem imensas opções que nos permitem substituir as natas.  Por exemplo, também já fiz um bacalhau espiritual sem receitas, onde utilizei queijo quark e queijo ralado.
  • Experimente adicionar frutas ou legumes durante a confeção (Ex: Abóbora, Cenoura, Banana, Maçã… Já pensou que dão logo um sabor doce à sobremesa? Assim pode reduzir na quantidade de açúcar.
  • Opções magras: Substitua o leite gordo ou meio gordo por leite magro.
  • Chocolate: Tente optar por chocolate com maior % de cacau.

Além disso, tenho um menu especifico para o Natal, aqui, onde podem ver tudo o que vou publicar sobre esse assunto até lá!

No entanto, e claro, estas modificações só fazem sentido em algumas receitas e não em todas. O importante nestes dias é mesmo termos controlo no que comemos, e não deixarmos de experimentar as iguarias tão típicas desta época. Deixo aqui alguns pratos que deixam a mesa logo mais colorida e estão em desconto, mais apelativa… e na minha opinião isso conta imenso!! E como estão em promoção, pode ser que gostem 🙂

 

Já tem aquelas formas de silicone? São uma ótima forma de tornar as sobremesas mais saudáveis, uma vez que não é necessário untar a forma antes de ir ao forno!

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Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

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