Maria, como é o teu Natal? Comes entradas? Sobremesa?

Pois bem, chegou a altura de vos contar como é que foi o Natal por estes lados e devem estar curiosos… digo eu. E sinceramente gosto de falar deste tema para vos fazer perceber que sou igual de vocês, que na minha casa também há doces no natal, que também os como e que não deixo de ir aos jantares de natal por causa disso!

Durante esta época e muito fácil ´pecar´todos os dias… todos os dias somos confrontados com alguma coisa que nos oferecerem ou que está em cima da mesa. Não é que tenha muitos jantares de natal, mas na verdade, tenho até aniversários que vai dar ao mesmo. Eu não deixo de ir a lado nenhum por isso, tento é equilibrar minimamente as minhas escolhas.

  • Faço todas as refeições do dia: Passar o dia sem comer, a pensar já no que se vai comer no jantar não pode ser uma opção, porque senão, comemos muito mais do que na verdade precisamos. Por isso mesmo, alimento-me como deve ser para ter a fome mais controlada à hora de jantar.
  • Como sopa antes de sair de casa: Tento sempre fazê-lo para não chegar esfomeada aos almoços/jantares. Ou então, sabendo que há sopa, como no próprio local (até porque para começar a jantar normalmente demora imenso tempo).
  • Faço escolhas: Normalmente se sei que quero a sobremesa, não como entradas. Até posso comer, mas na maioria das vezes é isso que faço… opções! E não está relacionado com a questão do aumento de peso, mas sim do meu bem estar, de ficar muito cheia e por vezes demais… que não vale a pena!
  • Exercício físico: Nestes dias estamos mais parados e por isso mesmo, se conseguirmos ir treinar, ir à natação, ir caminhar… já ajuda! Definir na agenda os dias e os horários é a forma mais fácil de o cumprir, porque senão, acabam por ir surgindo outras coisas que nos fazem não ir.

 

No dia 24 e 25, com uma mesa cheia, e sendo eu fã de sobremesas, sabia bem que ia comer! Não vale a pena limitarmo-nos ao ponto de não comer nada, porque na verdade o natal são dois dias, e o grande problema é quando o natal é o mês inteiro. Temos de ter uma relação positiva com a questão de fazermos erros alimentares, porque isso faz parte da vida, e faz parte de um estilo de vida saudável! Além disso, podemos sempre fazer boas escolhas durante o dia, podemos fazer exercício físico…

  • No dia 23 fui à aula de localizada, e no dia 24 treinei em casa… no dia 25 é que não fiz nada! Dia 26 retomei e fui novamente treinar, como podem ver aqui.
  • No dia 24 tive uma alimentação normal e depois comecei o jantar por sopa, passei para o bacalhau com couves e terminei com serradura (a minha sobremesa preferida). Comi também queijo e pão.
  • No dia 25 o pequeno-almoço foi iogurte com granola e fruta, o almoço foi galo e polvo com legumes, tangerina e comi um bocadinho de sobremesa de ananás (neste dia já não queria abusar tanto, porque já tinha comido no dia anterior, mas mesmo assim comi um bocadinho). O jantar foi sopa de legumes com ovo cozido e comi novamente um bocadinho de sobremesa de ananás.
  • No dia 26 retomei a minha alimentação, e já não houve sobremesa nenhuma (apesar de estarem em cima da mesa)

E HÁ ALGUM PROBLEMA EM COMER SOBREMESA? SIM EU COMO, E VOU SEMPRE COMER! Tenho uma alimentação que considero saudável todos os dias, faço exercício físico 4 a 5 vezes por semana… é por comer no natal que há problema? Acham mesmo que sim? Garanto-vos que no dia 26 de Dezembro não me senti nada nada ´intoxicada´e a precisar de fazer um detox, porque na verdade comi com conta peso e medida, apesar de ter feito erros alimentares!

Gente… percebam que tudo isto faz parte de um estilo de vida saudável! Deixem de pensar que o problema é o natal porque não é! Mas também não pensei ´ah.. o Natal é uma vez por ano, por isso agora é comer tudo tudo tudo´… isso realmente não me faz sentido nenhum!! Até porque para a semana ou para o mês que vem há sobremesas que acabam por ser semelhantes num aniversário ou festa, e vocês vão comer novamente! Claro que pode fazer sentido comer as sobremesas típicas desta época, mas não precisam de comer 10 sobremesas… qual é a necessidade? E já agora, podem também ir dar uma caminhada…

Hoje foi longo o texto, mas queria mesmo partilhar com vocês a minha opinião e o meu natal. Adorei estes dias, ao pé dos meus, a ver filmes da disney, com a lareira ao pé de nós.. com sorrisos, gargalhadas.. o melhor! 🙂 Desejo que o vosso tenha sido tão bom!

Tento sempre passar esta mensagem na consulta de nutrição… a mensagem de que estes momentos fazem parte, que não são estes momentos que fazem de nós não saudáveis, mas sim a alimentação diária que temos ao longo do ano. A dica é mesmo mantermos as nossas rotinas, uma alimentação saudável diariamente, praticar exercício físico… Aproveito para referir que a Oito.um está com desconto de 25% em todo o site, e com o cupão poetenalinha têm mais 20% de desconto, ou seja, um total de 45%. Podem fazer as vossas compras aqui e aquando do pagamento, inserem o cupão poetenalinha do lado esquerdo em baixo.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *