Search
Close this search box.

7 dicas para emagrecer e nunca mais engordar

Como costumo dizer: perder peso toda a gente eventualmente perde. Mas a próxima questão importante é: será que essa perda se mantém com o passar do tempo?

Começar uma dieta, seja ela a da alface, do repolho ou da cenoura… toda a gente começa! Está motivada(o), faz tudo o que é sugerido pelo(a) nutricionista, e perde peso. E depois…? Depois desse peso perdido consegue mantê-lo? Percebe porque razão deve fazer algumas escolhas em detrimento de outras? Na minha consulta (e das nutricionistas da minha equipa) digo muitas vezes que, antes de fazerem o que eu “sugiro” – porque sou eu que sugiro -, tem de compreender se isso faz sentido ou não para si… ou seja, refletir sobre isso e se realmente deseja manter isso para sempre. E porquê? Porque depois de perder 10, 20 ou 30kg, se as coisas que falamos em consulta não fazem sentido para si, facilmente irá voltar novamente aos hábitos anteriores… e aí não há milagre.

Além disso, e não falando apenas da palavra peso/quilos, temos de nos preocupar em prevenir a doença e contribuir para a nossa saúde. Porque a conversa de “Que sorte, aquele(a) pode comer tudo o que quer porque é magrinho(a)” já passou de moda. Ser magro não significa, necessariamente, ter saúde.

 

Vamos lá a alguns hábitos que tem de manter sempre, seja porque esta em processo de perda de peso, se está a tentar manter o peso ou apenas ser saudável:

  • Tomar o pequeno-almoço, e de preferência em casa: pode tomar o pequeno-almoço onde preferir, desde que escolha as opções corretas – o que muitas vezes não acontece. Se depois dos seus objetivos estarem cumpridos, começar novamente a ir ao café tomar o pequeno-almoço e/ou o lanche, provavelmente irá novamente começar com os hábitos menos saudáveis. Outro ponto importante a considerar é o dinheiro que poderá poupar se preparar a sua primeira refeição do dia em casa, escolhendo todos os alimentos que irá consumir.

  • Terminar com o pensamento “é só hoje“: “prometo que é só hoje, amanhã recomeço“. Este tipo de pensamento faz sentido em festas, aniversários, dias especiais… e não só porque sim! Senão, passa a ser a regra e não a exceção. E novamente, este discurso é para todos, não só para quem tem o objetivo de perder peso.

  • Acabar com os refrigerantes ou sumos: mesmo que sejam nas versões light ou zero. E porquê? Porque apesar de não ter açúcar, têm adoçantes, que não a(o) deixarão o seu paladar desabituar-se do doce. A bebida de eleição é água e isso deverá ser ponto assente.

  • Investir nos legumes: quantas vezes se senta à mesa sem uma porção de legumes no seu prato? Ou porque não gosta de determinados legumes, ou porque não tem tempo, ou porque o resto da família não come… E aqui está a grande questão, toda a gente em casa tem de comer legumes (salvo exceções em que não seja aconselhado o consumo de legumes). É um hábito familiar a criar (caso ainda não esteja criado) e não um hábito que tem de ser adquirido apenas por quem quer perder peso. E se não há tempo, há sempre a opção de ter legumes congelados. E se não há tempo, porque é que há sempre tempo para fazer arroz, batata ou massa? Se existe tempo para uma coisa, existe tempo para outra – até podem ser feitos ao mesmo tempo. 

  • Nunca esquecer a sopa: acho a sopa um alimento essencial à alimentação saudável e que nos ajuda imenso a controlar a fome e a saciedade. Chego a casa cheia de fome e como logo uma sopa e assim aguento-me até ao jantar sem problema nenhum. Se chegar a casa e comer outro alimento, não fico satisfeita e continua a apetecer-me comer mais. Mais um hábito que deve ser familiar e não individual. E mesmo num restaurante, pode sempre pedir uma sopa, mesmo que esta tenha batata (pode descobrir aqui a minha opinião sobre incluir batata na sopa).

  • Não ter bolachas na dispensa: quem é seguido por mim sabe que não sou muito a favor das típicas bolachas – apenas as de milho/arroz. Não adianta que o rótulo diga que são “sem açúcar”, “light“, “zero”… porque até pode não ter açúcar, mas em termos de nutrientes existem alimentos muito mais interessantes. Já para não falar de que não fica satisfeita(o) com uma ou duas bolachas e acaba por comer 1/2 pacote ou até o pacote inteiro! Poderá haver exceções em que será uma estratégia levar este tipo de alimentos, mas não andar com bolachas na mala para o lanche da manhã ou da tarde.

  • Dar a devida importância ao exercício: a prática de exercício físico é fundamental para todos nós. Seja para perda de peso, como para manter o peso, como para ser saudável e ter mais energia e vitalidade. E quando “não consegue” praticar exercício físico (claro que o tipo terá de ser dependente de cada pessoa) é porque não é uma prioridade na nossa vida, e nada mais que isso. A prática de exercício não tem de ser um sacrifício e não tem de ser 3h no ginásio, 7 dias por semana. Tem de encaixar na vossa vida e não, mudar a vossa vida toda por causa do exercício.

 

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

4 Responses

  1. Obrigada Maria pelas sua dicas e receitas. Gostava muito de ter a sua determinação e força de vontade. Quantas vezes eu já disse para comigo mesmo vou começar amanhã, mas de pois passa e nada.
    Obrigada por partilhar connosco as sua metas e conquistas.~
    Tudo de bom para si e para a sua família

  2. Comprei há 2 dias 2 livros de receitas, paguei pela pay shop no próprio dia e ainda não recebi nada!!! Leva ssim tanto tempo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *