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3 truques para fazer a MELHOR granola em casa

A granola está muito na moda e é uma opção que as pessoas hoje em dia acabam por fazer no seu dia-a-dia. Pelo menos eu, gosto imenso por ser crocante! No entanto, a maioria das granolas que existem à vendas nas grandes superfícies acabam por ser ricas em açúcar, o que não é de todo interessante. Por isso mesmo, acho que o melhor é mesmo fazê-la em casa,  pois não dá assim tanto trabalho e é bem mais saudável (já para não falar do preço das granolas de supermercado…). Além disso, podem ir alterando os ingredientes de forma a variarem, consoante o vosso gosto. No entanto, caso comprem no supermercado, optem pelas que não têm adição de açúcar.

Tem dificuldades em saber o que comer de manhã? Em variar os pequenos-almoços?  Que tipo de snacks ou lanches levar para o trabalho? No dia 9 de fevereiro vai haver um workshop em que vamos falar sobre como devem ser constituídas essas refeições da manhã, o que devemos ter em atenção e ver ainda vários exemplos! Além disso, iremos preparar várias receitas e irei partilhar com vocês como é fácil conseguir variar os pequenos-almoços e snacks sem dar trabalho e sem perder muito tempo! Por vezes andamos sempre a comer o mesmo, a comer apenas uma peça de fruta à tarde porque não sabemos por que tipo de alimentos devemos optar… e é disso tudo que vamos falar neste workshop! Podem ver todas as informações para a inscrição, aqui.

BASE: Flocos de aveia, trigo sarraceno, quinoa, flocos de aveia… tudo opções para a vossa granola. Normalmente utilizo sempre como base os flocos de aveia e depois vou adicionando os restantes. Apesar de poderem achar que os flocos de aveia não têm muito sabor, os ingredientes que serão adicionados fazem toda a diferença, porque podem então dar um toque final. Podem optar por sementes de sésamo, amêndoa laminada, caju, sementes de abóbora, lascas de coco… é só uma questão de adaptarem ao vosso gosto.

INGREDIENTES: Depende do vosso gosto, mas costumo colocar várias sementes, frutos secos, lascas de coco, fruta para adoçar, canela, pepitas de cacau cru… Ou seja, normalmente não utilizo mel para adoçar, pois consigo ir buscar à fruta e acho que é a melhor opção. Podem fazer o mesmo 🙂 Banana bem madura, esmagada, serve muito bem para adoçar. Além disso, a canela, as lascas de coco, o cacau em pó são sempre ingredientes que também ajudam a ganhar sabor. Maçã partida aos bocadinhos também liga muito bem e faz toda a diferença. Algumas combinações que podem ser do vosso gosto e as receitas para experimentarem:

CROCANTE: Bem sei que a parte crocante é boa 🙂 Podem optar por colocar pepitas de cacau cru, lascas de coco, frutos secos partidos grosseiramente… há sempre forma de o conseguirmos fazer. Porque na verdade, depois conseguindo ligar os diferentes ingredientes ou com banana esmagada, manteiga de amendoim, mel… fica com os tais grumos que permitem a tal ´crocância´. Eu costumo encomendar vários produtos da prozis, entre eles, amêndoas, cajus, nozes, avelãs, manteiga de amendoim e de amêndoa, e flocos de aveia… com o código poetenalinha têm 10% de desconto e até dia 16 de janeiro em compras superiores a 30€ têm a oferta de alguns frutos secos. Podem ver tudo aqui. 

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Passando agora às dicas para a fazerem:

  • Colocar os ingredientes numa tigela e misturar bem até envolver. Pode ser uma opção colocar os ingredientes mais crocantes só no fim, ou após a granola estar quase pronta. Além disso, os ingredientes que quiserem colocar como topping para dar mais doce, como as passas, bagas goji.
  • É importante que mexa a granola enquanto ela está no forno, para misturar melhor os ingredientes e não queimar.
  • Acompanhem com o que quiserem, fica bom com iogurte natural, leite ou bebida vegetal.
  • Guardem-na em frascos de vidro de forma a que fique bem vedado para aguentar bastante tempo. Quando eu faço granola, faço em grande quantidade para me dar para vários dias. Façam o mesmo.

Espero que tenham gostado, que comentem e que partilhem! Quais os temas que gostavam de que eu falasse aqui no blog? 🙂 Partilhem comigo!

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

 

 

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