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8 estratégias para não engordar quando deixa de fumar

Hoje a publicação é dedicada a quem quem tem o objectivo deixar de fumar ou já deixou. E por isso mesmo, quem quer deixar de fumar tem normalmente uma grande preocupação com o aumento de peso. Verdade? E muitas vezes, o aumento de peso relaciona-se com a necessidade de substituir o cigarro pela ingestão de alimentos, muitas vezes bastante calóricos. Mas, deixar de fumar não tem de significar um aumento de peso, de todo!

  • Tome sempre o pequeno-almoço: Mas não beba apenas um copo de leite ou um iogurte. A primeira refeição do dia tem de ser completa e não pode acontecer “ir só ali ao cafezinho comer qualquer coisa”. Se precisa de várias ideias para a primeira refeição da manhã, veja esta publicação. 
  • Faça refeições frequentes e pequenas ao longo do dia, as quais vão permitir controlar a sua fome ao longo do dia. Tem várias ideias para lanches saudáveis aqui. Ideias para a marmita do trabalho, aqui. Pode ter sempre consigo frutos secos, bolachas de milho ou de arroz, iogurtes ou fruta.
  • Utilize pouca gordura na confeção dos alimentos (irá baixar bastante o valor energético das suas refeições). Opte sempre pelo azeite, e prefira assados, grelhados ou estufados. Se tem dúvidas de como diminuir a quantidade de gordura utilizada nas confeções, pode ver aqui.
  • Comece as suas refeições com uma sopa de legumes sempre que possível. Por exemplo, se chega tarde a casa e o jantar ainda não está pronto (em vez de ir comer bolachas ou pão), porque não comer logo a sopa? Será muito mais fácil esperar pelo jantar.
  • Acompanhe todas as refeições com legumes: Todos nós temos de acompanhar as nossas refeições com legumes, é fundamental a uma vida saudável. Mas, muitas vezes, apenas vemos pratos em que temos a carne/peixe com arroz, massa ou batata. Se for assim, acabamos por comer em maior quantidade do prato, ou seja exagerar!
  • Doce ou salgado: Se precisa deste tipo de snacks, pense de que forma é que os pode fazer, mas de forma mais saudável. Se precisa de um doce, banana com canela, chocolate negro, manteiga de amendoim ou de amêndoa, iogurte magro de aromas com fruta, batido de fruta… Se precisa de um salgado, pasteis de bacalhau (receita aqui), crackers de sementes, tapioca… temos imensas formas de o fazer!
  • Beba água e deixe de lado sumos ou refrigerantes. Se não aprecia água com estes dias frios, opte por água morna, chás ou infusões.
  • Seja ativo! Não tem tempo para ir ao ginásio? Vá dar um passeio a seguir ao jantar ou logo de manhã. Ou pelo menos, deixe o elevador de lado, deixe o carro longe do trabalho, deixa os seus lanches longe da sua secretária, porque assim é obrigado a levantar-se 🙂

É importante que tenha em atenção estes aspectos e que tenha prazer na sua alimentação diária. Assim será muito mais fácil deixar de fumar e conseguir controlar o seu peso. É importante que seja acompanhado nesta fase, uma vez que o processo de deixar de fumar é por vezes muito difícil, e se associado a um aumento de peso poderá ser ainda mais. Conseguir ter as suas refeições definidas, de acordo com as suas preferências é um pilar fundamental 🙂

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

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