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O meu dia-a-dia alimentar (marmitas, snacks e refeições principais)

Por vezes não é fácil conciliar a nossa alimentação com o nosso trabalho, com os convívios constantes e com a falta de tempo. E, na realidade temos de fazer um grande esforço para manter uma alimentação saudável e equilibrada. Ou seja, se quisermos ter um estilo de vida saudável, só custa até começar a fazer parte do nosso dia-a-dia. A partir daí já é um hábito como outro qualquer.
Como acho que a partilha entre nós é fundamental para nos ajudarmos, aqui vos deixo como costuma ser a minha semana 🙂
  • Pequeno-almoço: Não vario muito porque gosto mesmo de começar o dia com flocos de aveia, iogurte e normalmente uma peça de fruta. MAS, agora ando a ficar fã de ovos mexidos logo pela manhã e por isso mesmo tenho variado mais. Esta semana fui variando entre esses dois pequenos-almoços. Além disso, muitas vezes aproveito o início da manhã para ir correr, como uma banana e depois é que tomo o pequeno-almoço.  Nunca, mas nunca, podem começar o dia com bolos de pastelaria, croassaints, bolachas… Esse tipo de alimentos são ricos em açúcar e em gordura, não trazendo nada de benéfico ao vosso dia-a-dia! Não me digam que é mais fácil e que é porque não têm tempo! Ficam aqui exemplos de pequenos-almoços para toda a semana.
  • Snack da manhã: Dependendo da minha manhã e das horas a que acordo, há sempre a possibilidade de um pequeno lanche a meio da manhã. Costumo levar na marmita ou então ter algumas coisas no carro.  Normalmente opto por queijo fresco, frutos secos, fruta, ovo cozido… Exemplos de snacks, aqui.
  • Almoço: Tenho a sorte da maioria das vezes conseguir vir almoçar a casa. Mas, muitas vezes se não consigo correr de manhã é ao almoço que o faço, ou seja, o tempo acaba por ficar apertado. São poucas as vezes em que tenho de fazer almoço porque normalmente faço jantar a pensar logo no almoço do dia seguinte, o que me facilita muito. Senão, lá vai de ovos ou de atum 🙂 Inicio todas, ou quase todas as minhas refeições com uma sopa de legumes e depois o prato principal.
  • 1º Lanche da tarde: Normalmente vai na marmita flocos de aveia 1 iogurte, às vezes com fruta ou frutos vermelhos. Outros dias levo queijo fresco cortado aos cubos com frutos secos e fruta. Ou seja, depende mesmo do que me apetece. Tento sempre preparar o lanche para não cair no erro de ter de levar umas bolachas de arroz e uma peça de fruta. Se pensarem bem, não dá trabalho nenhum preparar o lanche na noite ou no próprio dia de manhã, é mesmo uma questão de hábito. Sem falar do controlo de saciedade ao longo do dia, que depende imenso das nossas refeições. Se precisam de ideias para lanches, aqui fica.
  • Jantar: Primeiro sopa (se ainda não tiver comido), claro! Esta semana foi sopa de feijão verde e sopa de couve roxa, bem cremosas como eu gosto!! O almoço, ou sobra do almoço, ou do dia anterior, ou faço alguma coisa quando chego.
  • Ceia: Normalmente não faço esta refeição porque fico satisfeita ao jantar e já não preciso de comer antes de me deitar. Muitas vezes precisam de fazer esta refeição se ao jantar acabam por comer apenas uma sopa ou nada de especial. Não pode ser! Se precisam de ideias para a ceia, vejam aqui.
O mesmo para o exercício físico, faz parte do meu dia-a-dia. Claro, sempre que possível. Se durante a semana é mais difícil, tento sempre compensar ao fim-de-semana. Agora com a gravidez claro que é diferente, fico mais pelas caminhadas e pela natação, mas depois vou voltar à corrida 🙂
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Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!
 
2 respostas
  1. Filomena says:

    Ola boa noite.
    Primeiro agradeço muito as suas dicas, que também me têm ajudao. Ao ler esta sua publicação onde diz que come iogurte natural e aveia ao peq almoço e lanche , peemita- me uma pergunta. Comer iogurte mesmo magro e aveia duas vezes por dia não é demais?
    Muito obrigada.

    Responder

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