, , ,

3 truques para variar os legumes à refeição

Legumes sim, sempre a todas as refeições! Por vezes é uma das grandes dificuldades das pessoas, ter imaginação e perceber como é que podem fazer legumes variados e saborosos para todos os dias da semana. Não concordo que não hajam legumes à refeição só porque não temos imaginação para variar… uma vez que se fizermos arroz duas ou três vezes por semana, é na mesma o mesmo alimento, confecionado da mesma forma, e não variamos também. Temos de perceber que é fundamental acompanhar as nossas refeições com estes alimentos, seja de que forma for. Por isso mesmo, e para perceberem como é que eu faço aqui por casa:

  • COMPRAS: Quando vou ao supermercado compro sempre imensos legumes, variados, para me garantir a despensa cá em casa. Normalmente compro legumes perecíveis (alface, tomate, rúcula, agrião) e não perecíveis (cenoura, courgette, brócolos, couve-flor), para consumir os primeiros no início da semana, e depois ter garantido também o final da semana (porque ir às compras no final da semana é complicado). Ou seja, o primeiro passo, passa por comprar tudo para ter em casa, de forma a não faltar durante a semana. Além disso, compro sempre legumes congelados (

  • INVENTAR: Eu normalmente invento. Ou seja, abro o frigorífico, vejo o que tenho lá dentro e a partir daí faço os legumes… porquê? Porque nem sempre tenho tudo o que quero, ou seja, se não fizesse assim, acabava por não ter legumes, o que para mim não pode acontecer. Consoante o que tiver, lavo, corto e cozo, faço estufado ou salteado… não tem nada que saber. Claro que já houve algumas vezes em que não ficou tão bom como gostaria, mas não teve problema nenhum… comeu-se à mesma e aprendi que certas combinações não ficam tão saborosas (Ex: não gosto da courgette muito cozinhada porque fica muito mole, e não aprecio).

  • COMBINAÇÕES: Alterar apenas um alimento já faz com que os legumes fiquem diferentes… ou seja, se colocar couve-coração e pimento já é diferente de colocar couve-coração, pimento e cenoura… e é aí que está o segredo, pelo menos para mim. Porque alterando um alimento, ou temperando de forma diferente, já fica completamente diferente. Colocar ou não, cebola… também faz imensa diferença nos legumes! É por aí que também podem tentar variar, de forma a não se chatearem sempre com as mesmas combinações.

Que vos parece?!

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

2 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *