, , ,

4 FORMAS DE COMER FRUTA

Quem é que gosta de fruta?! Eu cá gosto, e não é pouco!! Então agora no verão, com todo o tipo de fruta que temos disponíveis… irresistível! Deixe de lado a ideia de que a fruta engorda, que não podemos comer banana ou manga… porque se o problema fosse esse… estávamos todos muito bem! Agora claro, não convém andar a comer fruta a torto e a direito, 10 peças de fruta por dia… e toda a hora!

As suas propriedades nutricionais são ótimas, sendo uma excelente fonte de vitaminas, minerais, água e fibra.

E de que forma podemos comer fruta então:

  • Fruta fresca: Prefira sempre fruta da época e deixe a restante de lado. O melhor é mesmo preferir a fruta fresca, e uma das dicas que eu dou é aproveitar para o fazer como snack ou lanche. Poderá também terminar as suas refeições principais com uma peça de fruta caso lhe apeteça algo doce ou como sobremesa.
  • Sumo de fruta: Prefira os sumos 100% fruta, sempre! Quando preparados por si, não se esqueça de os consumir logo após a sua confeção, de forma a evitar as perdas nutricionais. Em comparação com a fruta fresca,  não detém das mesmas características nutricionais, e por isso a fruta fresca continua a ser uma melhor opção. No entanto, isto não significa que não possa beber um sumo de fruta fresca… ao fim-de-semana, um sumo de laranja natural, um sumo de morango.. sabe tão bem por ser fresco! O importante é perceber, que não deve andar sempre a substituir a fruta fresca por sumos de fruta, mas que estes podem ser igualmente incluídos na sua alimentação.
  • Batido de fruta: Outra ideia que pode saber muito bem agora no verão! Batido de fruta, ora como pequeno-almoço ou lanches… podem fazê-los com iogurte, queijo quark, flocos de aveia, cereais, frutos secos, manteiga de frutos secos… uma variedade imensa! Podem ver algumas receitas dos meus batidos de pequeno-almoço, aqui. 
  • Fruta desidratada ou seca: Poderá ser uma alternativa quando não existe a possibilidade de consumo de fruta fresca, pela sua facilidade de transporte. Apresenta uma maior concentração de calorias e açúcar, pelo que o seu consumo deverá ser moderado, como todos os alimentos.  No entanto, andamos sempre de um lado para o outro, sem tempo e muitas vezes desorganizados e por isso, pode ter estes snacks em casa para quando não tiver mais nada. Dá imenso jeito!

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

 

 

 

1 responder

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *