, ,

4 dicas para combinar os alimentos de forma saudável

Uma das dúvidas relativas à nossa alimentação que muitas vezes surge é de que forma podemos combinar os alimentos de forma saudável e ao mesmo tempo saborosa…?!? Primeiro que tudo, é importante referir que todos os grupos alimentares devem fazer parte da nossa alimentação, ao longo do dia alimentar, desde que de forma moderada e equilibrada. Isto significa que desde o pequeno-almoço até ao jantar e/ou ceia, devemos ter sempre em atenção as combinações dos alimentos que fazemos, para que todas as nossas refeições sejam equilibradas nutricionalmente.

E agora vamos a algumas dicas que pode aplicar no seu dia-a-dia:

Comece o dia com uma fonte de hidratos de carbono de absorção lenta, proteína e gordura saudável. Pão escuro com fiambre de aves e abacate; Panquecas de coco com iogurte natural; batido de flocos de aveia com leite magro e uma peça de fruta, são alguns exemplos de um pequeno-almoço que pode experimentar. Este tipo de combinações de alimentos são importantes para o aumento da saciedade e para não estar o dia todo a ´petiscar´.

No seu lanche da manhã/tarde, não opte apenas por uma peça de fruta. Coma-a, por exemplo, com frutos secos ou com um ovo cozido para ajudar a diminuir a velocidade de absorção do açúcar e evitar que fique com fome ao final da manhã/tarde.

Ao almoço e ao jantar é essencial que inclua sopa no início da sua refeição. Além de ser um alimento rico em vitaminas e minerais, é também importante na saciedade ao longo do dia devido à quantidade de fibra alimentar na sua constituição. O prato principal deve incluir uma fonte de proteína animal (carne ou peixe) ou vegetal (leguminosas), acompanhada de arroz, batata-doce, couscous, quinoa ou inhame como fonte de hidratos de carbono. Também pode optar pelas opções integrais, massa ou arroz integral, caso pretenda aumentar a quantidade de fibra na sua alimentação. Por fim, e não menos importante, é fundamental a inclusão de hortícolas, importante fonte de vitaminas e minerais.

Além disso, e como curiosidade, existem alguns alimentos que quando combinados podem ajudar na absorção de determinados nutrientes. Uma fonte de vitamina C, como a laranja, quando incluída numa refeição de leguminosas (feijão, grão, ervilhas ou lentilhas) ajuda na absorção do ferro presente nestes alimentos vegetais.

Neste sentido, devemos ter atenção que no nosso dia alimentar temos de incluir todos os grupos alimentares representados em cada fatia e nas quantidades presentes na Roda dos Alimentos.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *