, ,

5 DICAS PARA ORGANIZAR A MARMITA DO ALMOÇO

O almoço na marmita é muitas vezes um desafio. Com combinar os alimentos, de que forma é que os podemos confecionar para conseguirmos ter um almoço saudável e saboroso, mesmo levando de casa. Por isso mesmo, é importante orientar a nossa lancheira para que o almoço não fique de lado, e para que não haja razão para comermos uma sandes ou um folhados no café, porque não temos tempos para almoçar. O necessário é, primeiro que tudo, ter os alimentos em casa, para nos facilitar essa tarefa e não darmos por nós sem saber o que preparar.

 

  • Marmitas: Antes de mais é importante terem recipientes de vidro, que ajudem a conservar as refeições e que não deixem verter o líquido que muitas se forma, seja pelos legumes ou pelo tempero que utilizam. Até para levar a sopa de legumes, que deve iniciar todas as nossas refeições.

 

  • Proteína: Cozinhar salmão, dourada, perna de peru ou frango, no dia anterior à noite, em maior quantidade pode ser uma estratégia para conseguir a sua lancheira. Uma vez que este tipo de alimentos consumidos inteiros e frios não dão prazer, torna-se tudo diferente quando desfiamos. Ou seja, o truque é conseguir levar a proteína desfiada para fazer uma salada fria saborosa. Atum ao natural ou ovos cozidos por exemplo, são alimentos que se comem bem frios e juntos com os restantes alimentos, que ficam uma ótima combinação. Por isso, a minha dica é que tenham sempre esse tipo de alimentos desfiados para vos ajudar. Normalmente quando faço salmão grelhado ou no forno, faço sempre a mais e depois o que sobra, desfio, e faço uma salada no dia seguinte.

 

  • Legumes: Seguindo o mesmo raciocínio da proteína, podemos juntar, por exemplo, salmão desfiado com brócolos partidos aos bocadinhos e na altura, temperar a gosto. Por exemplo, com azeite, vinagre e orégãos (que podem levar num frasco à parte). Legumes salteados ou assados também ficam muito bem combinados num almoço. Além disso, e se quiser optar por alimentos crus, o pimento, cenoura, cebola roxa, agrião…são alguns exemplos que criam uma salada ótima para acompanhamento.

 

  • Base: Massa cotovelinhos, quinoa, couscous, batata-doce… e até arroz, são alimentos que podem fazer parte de um almoço na marmita. O importante é que a combinação esta a vosso gosto e que depois o tempero dê o toque final. Batata-doce cortada com salmão desfiado e brócolos; massa cotovelinhos com atum e legumes salteados; frango desfiado com couscous, tomate e agrião… são algumas ideias.

 

  • Tempero: Azeite, limão ou vinagre, ervas aromáticas a gosto (orégãos, pimenta preta, tomilho….).

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *