, ,

4 DICAS PARA FÉRIAS SAUDÁVEIS COM CRIANÇAS

Férias, férias, férias! Por isso mesmo, temos de começar a pensar em estratégias para manter a alimentação saudável das crianças nesta época. É verdade que é uma época para relaxar, para descansar do ano letivo que passou, mas nunca podemos deixar de lado a saúde das nossas crianças. Por isso mesmo, tentar arranjar forma de incluir alimentos saudáveis no seu dia-a-dia, muitas vezes em colónias de férias ou em atividades diárias.

Mesmo assim, claro que durante as férias é normal que se experimente as iguarias dos locais que visitamos, e nem sempre é possível manter uma alimentação como desejávamos, mas o mais importante é mesmo tentar!

Assim sendo, são fundamentais algumas regras:

  • Não sair de casa sem tomar o pequeno-almoço: Muitas crianças não querem comer logo de manhã, mas é fundamental tentar arranjar estratégias para se habituarem a comer. Caso tal não aconteça, é bem mais provável que as crianças optem por alimentos altamente açucarados como bolos, chocolates e/ou donuts, uma vez que não existe “supervisão” dos pais.
  • Água e lanches/snacks: Antes de mais, enviar uma garrafa de água todos os dias, a qual é fundamental à hidratação. Sumos e/ou refrigerantes são alimentos para ficar de lado! É fundamental que as crianças tenham sempre à disposição lanches saudáveis para terem uma alimentação equilibrada durante o dia e não passarem muitas horas sem comer, seja em casa ou para eventos desportivos. Pão escuro com fiambre de aves e legumes, frutos secos, lacticínios, bolachas de arroz são alguns exemplos. No entanto, é sempre importante ter em consideração a possibilidade de refrigeração destes alimentos.
  • Prepare a lancheira tendo em conta as horas que o seu filho vai ficar fora, (mais vale levar comida a mais, bem acondicionada), de forma a evitar que depois tenha de optar por ir ao café comprar comida, muitas vezes com opções não adequadas, ricas em açúcar e gordura.
  • Opte por enviar fruta simples e fácil de comer, para que não seja um impedimento levar este tipo de alimento (maçã, nectarina, laranja, ameixas). Além disso, poderá também optar por enviar alguns legumes que sejam de fácil transporte, como tomate cherry ou cenoura aos palitos.

 

São alguns aspetos fundamentais a manter uma alimentação saudável nas férias, e por isso mesmo, é essencial planeamento para que consigamos ter o dia-a-dia organizado. Além disso, promover diariamente a prática de uma alimentação saudável diária, quer em casa quer fora de casa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *