, ,

NÃO ABRA PRECEDENTES EM CASA!

Uma das grandes dificuldades apontadas pela maioria das pessoas que eu acompanho. Como resistir aos alimentos que mais gostamos?! Como resistir às bolachas de chocolate que estão na dispensa?! Ou às batatas-fritas que estão no armário?!

A resposta é… NÃO TER EM CASA!

Não aceito contraporem com ´mas é para uma emergência´… ´mas é para os meus filhos´… ´é o meu marido/mulher que compra´….! E porquê? Porque a alimentação saudável deve ser familiar e não individual! Se um dia não há tempo para fazer um arroz, comecem a ter arroz congelado! Porque minha gente, enquanto se grelham uns bifes, rapidamente se faz um arroz ou uns legumes salteados, não é preciso abrir o pacote de batatas fritas.

Acho que há alimentos que não devemos ter, de todo, em casa… porque mesmo que o pensamento seja ´eu não vou comer´, vão sim senhora! Eu adoro gelados. Portanto, se tiver gelados em casa, num dia em que esteja muito cansada, stressada ou sem paciência, vou comer o gelado, eu sei que vou! E nós temos de ter essa noção… ter a noção de que vamos comer!

  • Publicação em que partilho que alimentos não devemos ter em casa, aqui. 
  • Publicação em que partilho que alimentos devemos ter sempre em casa, aqui.

Se é uma dificuldade resistir a determinados alimentos, porquê tê-los em casa? Porque não nos protegemos e deixamos esses alimentos no supermercado? É que além de não resistirmos, eles não nos fazem falta nenhuma, a verdade é essa!

E calma… eu estou a falar no dia-a-dia e não num dia esporádico! Ok? Não sou nada fundamentalista nem radical e quando é para ser, que seja! Se há um dia em que acham que vale mesmo a pena, em que vos apetece mesmo… é assumir isso e pronto! Comer nesse dia! Mas não, começar a comprar para ter em casa e fazer disso um hábito!

Ter hábitos saudáveis é mais fácil do que imaginamos desde que tenhamos regras… porque senão, é impossível. E mais uma vez reforço que todos em casa devem ter hábitos saudáveis, desde os mais pequenos aos mais crescidos…e que não devem haver alimentos para uns e para outros… !

Concordam?! Deixem a vossa opinião!

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

 

2 respostas
  1. Mónica Bandeiras says:

    Boa tarde Maria, não podia concordar mais com o seu artigo. Cá por casa as listas são muito semelhantes e facilita o facto de os filhos aderirem muito bem a uma alimentação familiar saudável. Sempre atenta às suas sugestões, obrigada

    Responder
  2. Rosa Maria says:

    Boa tarde Maria, concordo plenamente, pois ultimamente já evitava ter gelados em casa, por causa disso mesmo.
    Obrigada pelas dicas que dá.

    Responder

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *