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QUARENTENA | 5 TROCAS ESSENCIAIS PARA UM PEQUENO-ALMOÇO MAIS SAUDÁVEL

Ora vamos lá falar da primeira refeição do dia, o pequeno-almoço. Têm dificuldades em escolher o que comem de manhã? Que combinações podem fazer? Coloquem todas as vossas questões em comentários.

Há imensos aspectos fundamentais que devemos ter em atenção no pequeno-almoço, e que muitas vezes não nos apercebemos de que estamos a fazer mal. É fundamental fazer determinadas trocas que nos irão permitir ter uma vida mais saudável e caso exista a vontade de perder peso, vai também ajudar.

  • Escolha pão escuro e deixe o pão branco de lado. Não pense em trazer “apenas um”, que está mesmo quentinho, para aquele dia. Opte por pão de sementes, integral, de centeio ou de mistura. Uma das dicas que dou, principalmente nesta época, é comprarem e congelar… assim vão sempre tendo ao longo da semana.
  • Cereais de pequeno-almoço? Opte por flocos de aveia por exemplo. Grande parte dos cereais de pequeno-almoço, muitas vezes incluídos na nossa alimentação, são uma bomba de açúcar, ou seja, é fundamental que tenham atenção à ingestão desse alimento no vosso dia-a-dia. É fundamental que o nosso pequeno-almoço (como todas as nossas refeições) não seja rico em açúcar! Se quiserem ver a publicação sobre os rótulos de cereais de pequeno-almoço, vejam aqui. Além disso, há sempre a opção de fazerem granola em casa. Não custa nada e é super simples. Vejam aqui as minhas receitas.
  • Se bebe leite, opte por leite magro simples: Nada de leite com chocolate, nem que seja um ´bocadinho´. Esse tipo de alimentos não são para entrar em nossa casa pois não nos fazem bem nenhum. Se não gostam de leite simples, experimentem por exemplo com canela ou com café.
  • Iogurtes? Naturais ou de aromas, sem pedaços. O truque é optar sempre sempre pelo mais simples. Por isso mesmo, não há cá iogurtes com pedaços ou com sementes. Todas as adições que queiram fazer, façam-nas em casa. Só o facto de comprarmos iogurtes com pedaços ou com sementes já aumenta a quantidade de açúcar presente nesse alimento. Se quiserem ver a publicação sobre os rótulos de iogurtes, vejam aqui.
  • Laranja em vez de sumo de laranja: Quantas laranjas utilizam para fazer um sumo natural? 2 ou 3? Além da remoção da fibra presente na fruta, já pensou que se no seu plano alimentar estiver definido que pode comer 2 peças de fruta por dia, se fizer um sumo de laranja esgota as outras peças de fruta para o resto do dia. Além disso, a fruta dá imenso jeito para usar para os snacks da manhã e da tarde. Agora, isto não significa que não possa beber sumo de laranja… ok?

Além disso, já para não dizer para deixarem de lado bolachas, folhados, sumos, refrigerantes…

Tenho várias ideias de pequenos-almoços que posso partilhar com vocês:

Espero que tenham gostado!

Por enquanto as consultas de nutrição presenciais estão paradas, e por isso só dou consultas online. Caso queiram informações ou fazer marcações podem enviar email para mariagama@poetenalinha.pt ou através do formulário em baixo:

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

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