Search
Close this search box.

5 dicas para se manter saudável na quarentena

Pois é malta, isto não é fácil. Não é, de todo! Mas temos de ser fortes e fazer o que está correto… FICAR EM CASA!

Na minha opinião, a questão de estar em casa não ajuda muito a ter uma alimentação saudável, mas pode ser uma oportunidade para o fazermos. Ou seja, quando digo que não ajuda, refiro-me à questão de nos poder apetecer muito mais coisas do que habitualmente, uma vez que temos os alimentos à mão. Além disso, porque estando tanto tempo em casa, sem poder sair, torna-se cansativo e por vezes ficamos desmotivados.

Mas…. na verdade, acho que temos de ter força e encarar isto de forma positiva, porque só assim vamos conseguir travar isto! Por isso mesmo, a minha publicação é nesse sentido. Aproveito para referir, que quando falo em ser saudável, é ser saudável a todos os níveis, e não apenas na alimentação.

ROTINA: 

  • Primeiro passo, e acho que é fundamental! Levantar de manhã, tomar banho, vestir… nada de ficar até às tantas na cama! Vamos encarar a semana como normal, de segunda a sexta-feira… e no fim-de-semana sim, encarar como sábado e domingo para ficar mais um bocadinho na ronha. Pelo menos a mim, esta rotina ajuda-me muito a ter motivação para encarar mais um dia, dentro de casa! Além disso, ficar de fato de treino o dia todo ou pijama, acho que só nos deita abaixo… portanto, arranjem-se!
  • Com isto quero dizer, tomar o pequeno-almoço! Se antes não havia tempo para fazer esta refeição em casa, agora há! E melhor que tudo… em família! Neste caso, vejo como uma oportunidade para adquirir novos hábitos familiares… ou seja, comerem todos ao mesmo tempo! Podem ver várias ideias de pequenos-almoços:

Panquecas

Bolo na caneca

Batidos frescos

Queques ou muffins

Papas de aveia 

RECEITAS:

  • Pois é, a minha sugestão é que tentem fazer receitas novas e saudáveis, que nunca tenham experimentado. Isto para conseguir fugir dos empacotados etc etc… ou seja, quando forem às compras, não precisam de comprar bolachas e bolachinhas, folhados e folhadinhos… senão ainda torna tudo mais difícil.
  • Motivem-se a fazer receitas para a família toda, saborosas, prática e que vos satisfaça! Ou seja, não ande apenas nos cozidos e grelhados.. isso pode não ajudar.
  • Apesar de poderem querer seguir receitas, tenham imaginação e adaptem consoante o que têm em casa… se não têm bacalhau, usem atum ou pescada. Se não têm grão, usem feijão ou lentilhas… torna tudo mais fácil e não vos faz pensar que já não as conseguem fazer!
  • Se querem ter ideias de refeições principais saudáveis, podem ver aqui várias ideias.

SNACKS:

  • Se por um lado acho que estando em casa controlamos melhor o que comemos, por outro lado, acho que nos vai começar a apetecer mais ´coisas´ fora do normal. Aquela vontade do pestiscar… que às vezes é tão comum! Por isso mesmo, é importante conseguirem ter alguns snacks que vos satisfaça e que não sejam bolachas de chocolate ou croassaints.
  • Podem cozinhar em grande quantidade para não terem de estar constantemente na cozinha. Deixo-vos aqui algumas receitas que podem ser do vosso agrado (Bolachas de aveia | Panquecas de amêndoa | Papas de aveia no forno | Bolo de iogurte )
  • Além disso, também tenho fruta desidratada e bolachas de arroz com chocolate da prozis. Com o cupão POETENALINHA têm 10% de desconto nas vossas compras. Podem fazer as compras aqui.

EXERCÍCIO FÍSICO:

  • Pois bem, se acho que o exercício é fundamental no nosso dia-a-dia, agora em casa, ainda mais. Porquê? Porque nos ajuda a distrair e a ficar mais bem dispostos! Falo por mim… Ainda não estou organizada nesse sentido, mas para lá caminho! Já tive a pensar e acho que a forma de conseguir fazer exercício seria logo de manhã, assim que acordasse. Como têm gerido desse lado?!
  • Há imensos vídeos no youtube ou até no instagram com treinos e até quem faça treinos online. Acho que o melhor seria mesmo terem as horas definidas, como se fosse um compromisso. Eu cá, quero fazer o mesmo!
  • Experimentem treinar em casal, torna tudo mais divertido!

EM CONTACTO:

  • Acho que nunca fiz tantas vídeo-chamadas na minha vida. Se sou uma pessoa que tem muitas saudades, agora nem se fala! De forma a que isto se torne tudo mais fácil, poder fazer uma vídeo-chamada e ver os nossos do outro lado do ecrã ajuda muito! Têm feito o mesmo? Vejam este documento da Ordem dos Psicólogos que vos pode ajudar também.

DISTRAIAM-SE:

  • Por aqui não tem sido fácil a parte de me distrair e conseguir ler ou ver séries por exemplo… com o Vasco é tudo um desafio ahah 🙂 Mesmo assim, acho que é importante que consigam fazer coisas que vos dê prazer, ou quem sabe, fazer as coisas que nunca têm tempo para fazer… arrumar as gavetas, arrumar a cozinhar, organizar fotografias…
  • Podem aproveitar também para ler, cozinhar, ver filmes… !

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *