Search
Close this search box.

6 mitos na perda de peso

Hoje trago-vos mitos que muitas vezes achamos serem corretos na perda de peso!

  • Não posso comer cenoura cozida:

Se analisarmos a composição nutricional da cenoura, verificamos que a cenoura crua tem 19Kcal/100g e a cenoura cozida tem 17Kcal/100g. Quanto aos hidratos de carbono, a cenoura crua tem 4,4g/100g e a cenoura cozida tem 3,6g/100g!  Achas mesmo que deves deixar de comer este alimento? Se comparares com uma maçã, esta contém 14g de açúcar por 100g. E se comparares com pasteis de nata ou bolos nem se fala!

Será que faz sentido desaconselhar o consumo de hortícolas quando se está num processo de perda de peso?! Na minha opinião não! São muito importantes para uma alimentação equilibrada e variada, e não são, de todo, o problema que nos leva a não perder peso.

  • Não posso comer sopa com batata:

 Aconselho sempre a comer sopa todos os dias, fora ou em restaurantes! “A sopa nos restaurantes tem batata e isso engorda”, é o que eu oiço muitas vezes nas consultas. Antes de pensarmos na batata que a sopa tem temos sim de pensar na manteiga, nas azeitonas, no pão, nas chamuças e nos rissóis que vêm para a mesa como entradas quando comemos fora. E mesmo que tenhamos na cabeça que não vamos comer entrada, caso venham para a mesa, tenho quase a certeza que é difícil resistir. Se pedirmos uma sopa e as restantes pessoas que nos acompanham estiverem a comer as entradas, torna-se muito mais fácil não as comermos porque acabamos por estar entretidos e não estamos só a ´olhar´. Além disso, a maioria de nós, quando come as entradas, muitas vezes deixa metade do prato principal e não consegue acabar tudo. No entanto, se comermos apenas a sopa, se calhar já não deixamos a comida no prato.

Na verdade , é muito mais importante comer a comida no prato do que todas as coisas que nos põem à frente como entradas e que a nível nutricional não têm interesse.

Outra razão para comermos sopa no restaurante prende-se com as ´vontades´ que muitas vezes nos dão. Ou seja, se comermos sopa, até podemos comer batatas-fritas a seguir, mas se calhar em vez de uma travessa, comemos só metade! Além disso, se comermos sopa, a vontade de comer a sobremesa no fim também diminui porque acabamos por ficar mais saciados. MAS ATENÇÃO, eu estou a falar do nosso quotidiano e não de um dia em que faça sentido comer a sobremesa!

Para mim, a sopa é nossa amiga seja onde for! Ou sou eu que tenho muita sorte, ou na maioria das vezes que vou comer fora a sopa NÃO É EMBATATADA! Normalmente é uma sopa de legumes, que até pode ter alguma batata, mas que não será o seu maior constituinte! 

Sabem o que é que eu costumo dizer muitas vezes?! Ter uma alimentação saudável é bem mais fácil do que a maioria de nós pensa! Porque se colocássemos em prática pequenos truques todos os dias, não tínhamos de pensar que ter uma alimentação saudável é passar fome, é deixar de comer doces, é andar a comer cozidos e grelhados, PORQUE NÃO É! Todos nós deveríamos comer sempre sopa, estejamos a tentar perder peso ou não, desde crianças a idosos, ao almoço e ao jantar.

  • Arroz, massa, batata, feijão, grão, ervilhas…. Mas posso comer?

Existe sempre a ideia de que não se pode comer este tipo de alimentos quando se está num programa de perda de peso.

Normalmente quem quer perder peso começa logo a pensar ´aí agora não posso comer mais pão, arroz, massa….´… ´agora acabaram-se os hidratos…´Só de pensar nisto muitos de vocês já começam a sofrer e a pensar que não são capazes. Ou então, são capazes, mas durante um curto período de tempo.

Antes de mais, têm de começar a perceber o que é realmente necessário fazer para perder peso, e que não são os hidratos de carbono que não vos deixam perder peso, desde que sejam consumidos equilibradamente, como é ÓBVIO! Antes de pensarem em cortar hidratos de carbono, considerem que o primeiro passo é deixar de lado bolachas, bolachinhas, merendas, folhados, croquetes, rissóis, pastéis de nata, cereais açucarados, refrigerantes e sumos! Isto sim, é fundamental para se perder peso e sermos saudáveis!

AGORA, pode ser necessário um ajuste na quantidade de hidratos de carbono consumidos, mas não é de TODO necessário um corte radical na vossa alimentação! Para vos mostrar que não é necessário esse corte, aqui ficam algumas dicas/truques de como podemos manter a ingestão de hidratos de carbono e perder peso!

COMEÇA PELOS LEGUMES:  A maioria das vezes temos  mais olhos que barriga e começando logo pelo arroz/massa ou batata, ainda nos apetece mais. Se começarmos pelos legumes, parece que nos acalma e que depois a quantidade que ingerirmos já é diferente. Nunca esquecer os legumes no prato, que muitas vezes não existem, e aí é que está o erro! 

ESCOLHE OS CERTOS: Comer arroz, batata ou massa normal, sem adições, é bem diferente do que optar por batata-frita ou por uma carbonara cheia de natas! Por isso mesmo, têm de perceber que é possível comer hidratos de carbono, mas que o mais simples é sempre o melhor. Não é comer arroz que o engorda, desde que seja consumido de forma equilibrada! Prefira arroz, esparguete, batata-doce, quinoa, sem molhos e sem adições! 

  • Comer só cozidos e grelhados: Podemos variar entre cozidos, grelhados, assados, guisados, estufados. Muitas vezes o problema passa por molharmos o pão no molho e envolver a refeição toda no molho de confeção. Fazendo refeições diferentes e variadas reflete-se muito mais na adesão ao plano alimentar. Claro que é sempre importante ter em consideração de que forma se faz este tipo de pratos.
  • Deixar de comer pão ou cereais: Muitas vezes associamos o pão a um dos alimentos que não podemos consumir, uma vez que existe sempre aquela ideia que é o responsável pelo aumento de peso!  No entanto, consumido em quantidades equilibradas e de acordo com as necessidades energéticas, poderá ser incluído num dia alimentar saudável.  Até porque existem diferentes tipos de pão e alguns deles são claramente melhores opções que outros. Além disso, com tanta diversidade, torna-se confuso realizar a melhor escolha. Um pão mais escuro ou de farinha integral será uma melhor opção, pois a fibra presente nestas versões está ligada a diversos benefícios para a saúde. 
  • Ao fim de semana é o dia da asneira: Claro que ao fim-de-semana é mais propício fazermos asneiras e fugirmos à alimentação que temos durante a semana. Mas, no entanto, não podemos “estragar tudo” e estar a pensar durante a semana inteira “ao fim de-semana posso fazer o dia da asneira”. Se tivermos um jantar ou um aniversario, que tal pensar “Do que está na mesa, o que é que eu gosto mais?”. O importante é que coma de tudo um pouco, mas com moderação. Além disso, se houver um fim-de-semana em que não há aniversários ou jantares, qual é a razão para cometer um erro alimentar? Como digo várias vezes, se tiver um aniversário de alguém a uma quarta-feira, vai deixar de comer o bolo de aniversario porque o dia da asneira é no sábado?!  Sem exageros claro!

 

Se se identifica com o que escrevemos, queremos que saiba que acabamos de lançar o nosso novo Programa de Emagrecimento “Como Emagrecer Sem Enlouquecer”, onde falamos de todos estes temas. Se tiver interesse, pode inscrever-se aqui

 

E mais dois pontos fundamentais que acho que não se podem esquecer:

VALORIZA O QUE COMES: Não sou muito a favor de bolachas porque na realidade acho que não nos acrescentam muito em termos nutricionais. Além disso, é totalmente diferente comer hidratos de carbono vindos de bolachas ou vindo de arroz ou massa por exemplo. Isto porque, a maioria das bolachas acabam por ter na sua composição nutricional uma elevada quantidade de gordura e de açúcar. 

NÃO TE ESQUEÇAS DO ACOMPANHAMENTO FUNDAMENTAL: Uma refeição deve de ser constituída, além dos hidratos de carbono, por sopa de legumes, proteína e legumes! Se consumirmos estes alimentos juntamente com os hidratos de carbono não é necessário retirá-los da nossa alimentação! Se por outro lado deixarmos de lado a sopa e os legumes, vamos comer mais arroz ou batata, e aí sim, consumir mais do que necessitamos! Um consumo exagerado muitas vezes é associado ao aumento de peso! Na realidade o que acontece é que a refeição não é adequada!  Foquem-se em querer mudar os vossos hábitos alimentares! 

E por aí? Já tinhas ouvido algum destes mitos? Deixa em comentário. 

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

4 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *