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5 DICAS PARA ENCAIXAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO FIM-DE-SEMANA

Que calor que se faz sentir, e que vontade de passar os fins-de-semana fora! É só a mim que acontece isso, ou a vocês também? Por isso mesmo, muitas vezes surge a dúvida de como manter uma alimentação saudável nestes fins-de-semana fora de casa. Pois é, como em tudo, tem de existir EQUILÍBRIO… e eu sou super a favor disso. Ter sempre o pensamento de que não podemos ter uma vida social ativa, que não podemos ir a jantares ou que não podemos experimentar uma iguaria porque queremos perder peso ou ter uma alimentação saudável… para mim, não faz sentido. Como em tudo na vida, temos sim, de fazer escolhas e de perceber o que faz, ou não, sentido.

Como podem ver pela fotografia em baixo, no fim-de-semana passado comi batatas-fritas, porque me fez sentido. MAS, mantive a sopa antes do prato principal e optei por não comer o bolo de chocolate nem a tarte de amêndoa que veio para a sobremesa. E porquê? Pus-me a pensar se era mesmo aquilo que eu queria, se eu gostava assim tanto daquelas sobremesas… e na verdade, não. Então, porque é que iria comer?! Ainda se fosse uma serradura… ahah entendem o que eu quero dizer com isto? Faz-vos sentido?!

Por isso mesmo, aqui vos deixo algumas sugestões:

  1. Horários e as refeições: Claro que, se calhar não acorda tão cedo como durante a semana, mas é importante que faça todas as suas refeições, porque senão o que pode acontecer é ´acumular´ a fome toda até às refeições, o que depois pode resultar numa ingestão maior de quantidade de alimentos. Pelo menos eu normalmente tento sempre ir comendo durante o dia para que isso não me aconteça. Por exemplo, se antes do almoço já tenho fome, acabo logo por comer uma sopa de legumes (receitas aqui) para ficar satisfeita. Assim, já não ataco o pão. Como podem ver pela galeria de fotos, comi batatas-fritas, mas antes comi a minha sopa. 
  2. Almoço ou uma festa? A primeira coisa importante é não ir com fome. E porquê? Porque acabamos por comer mais que a conta… não é verdade?! Almoços e festas todos nós temos… e não devemos deixar de ir porque queremos perder peso ou ter uma alimentação saudável. Temos sim, de fazer escolhas. Uma sugestão que vos posso dar é também, comer uma sopa antes de saírem de casa ou antes do almoço. Além disso, acompanhar as refeições com legumes e/ou salada. Se não houver… tudo bem! Há então ao jantar… não é por aí. E já agora, mesmo que tenhamos estes eventos sociais, uma coisa é abusar ao almoço, outra bem diferente é começar a abusar desde o pequeno-almoço até ao jantar… 
  3. Sobremesas: Ao fim-de-semana a vontade de “sair da linha” é maior, é mesmo!  Agora nada de pensar perdido por 100, perdido por 1000… pelo menos eu, não penso assim. Comeu, tudo bem, mas siga em frente e volte novamente à sua alimentação! Qual é o problema de comer essa sobremesa? Não pode ficar com peso na consciência e marterizar-se por isso! Se comeu, no dia seguinte vai manter a sua alimentação e vai dar uma caminhada. Agora, a minha forma de gerir isto (já que adoro sobremesas), é sempre tentar equilibrar… se como sobremesa num dia, não como no outro… faz-vos sentido?
  4. Petiscos: Sabe bem e não é pouco… mas como tudo, com conta peso e medida, já sabem. Podem sempre tentar ter alguns petiscos mais equilibrados, como queijo fresco, espetadas de tomate com queijo mozarela, frutos secos, camarões… há uma panóplia imensa de opções que podem ser enquadradas numa mesa de família e/ou amigos. 
  5. Ativo: Ao fim-de-semana nem sempre nos apetece fazer exercício físico, é verdade. Eu adoro, sabem que sim, mas ao sábado e ao domingo muitas vezes apetece-me estar em família… já que com isto tudo do teletrabalho tem sido difícil estarmos os três. Mas, para mim, se for caminhar já fico toda contente, porque como digo várias vezes, o que interessa é ir… 1km a pé ou a correr é sempre 1km… melhor que ficar à mesa a tarde toda ahah 🙂 Ou seja, desafiem-se a manter-se ativos. Há tanta coisa que podemos fazer… correr, saltar à corda, subir escadas, caminhar… tudo é importante! No fim-de-semana passado por exemplo, fomos dar uma caminhada como podem ver pela fotografia.

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Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

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