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Alimentação saudável com crianças nas férias

Como manter a alimentação saudável nas férias é sempre uma dúvida… e quem diz nas férias, diz também aos fins-de-semana… principalmente com crianças, não é verdade?

É uma época para relaxar, claro, mas é importante nunca deixar de lado alguns passos essenciais. Por isso mesmo, tentar arranjar forma de incluir alimentos saudáveis no seu dia-a-dia, considero que é fundamental. Partilho com vocês algumas dicas que acho fundamental e que aplico com o Vasco.

O planeamento e organização são os primeiros passos para o conseguir fazer. Por exemplo, e no meu caso pessoal, antes de ir de férias deixei muita coisa planeado em casa para no regresso, ter tudo minimamente organizado na primeira semana de volta ao trabalho.

Tudo começa antes da viagem de férias, em que levei vários snacks, como podem ver na fotografia em baixo. Levei frutos secos, bolachas de arroz, fruta, panquecas de cacau e de banana, ovos cozidos e Fruta & go da Nutriben. Dão um jeitão nestas ocasiões em que é preciso facilitar e descomplicar, e mais importante que tudo, são constituídos por 100% fruta. E agora perguntam-me… mas não levas fruta?! Levo. Mas estou prevenida caso aconteça como o ano passado, em que passámos o dia todo em viagens… ou seja, tenho sempre alguma coisa disponível! Não ocupam espaço nenhum e são uma opção saudável, simples e prática…

Assim sendo, vejam algumas das minhas dicas essenciais para conseguir manter uma alimentação saudável:

  • Não sair de casa sem tomar o pequeno-almoço: Muitas crianças não querem comer logo de manhã, mas é fundamental tentar arranjar estratégias para se habituarem a comer. Caso tal não aconteça, podem chegar a meio da manhã com bastante fome e é mais provável que optem optem por alimentos altamente açucarados como bolachas, bolos, chocolates e/ou donuts.
  • Água e lanches/snacks: Antes de mais, andar sempre com uma garrafa de água todos os dias, a qual é fundamental à hidratação. Sumos e/ou refrigerantes são alimentos para ficar de lado.
  • Lanches e snacks: É importante termos sempre disponíveis lanches para as crianças irem comendo durante o dia, de forma a evitar a ida a pastelarias. No nosso caso, ando sempre com snacks atrás para nós e para o Vasco e deixo aqui várias sugestões que vão na nossa lancheira:
  1. Fruta fresca (maçã, pera, banana, laranja)
  2. Fruta desidratada. Há vários sabores, é só saber qual o seu filho prefere.
  3. Lacticínios (leite simples, iogurtes naturais ou magro de aromas)
  4. Pão escuro (centeio, integral, de sementes)
  5. Flocos de aveia
  6. Frutos secos: nozes, amêndoas (pode mandar dentro de uma marmita ou em papel de prata. Mas claro, opte sempre pelos frutos secos sem sal)
  7. Bolachas de arroz ou milho
  8. Palitos de cenoura ou tomate cherry
  9. Puré de fruta pronto a levar, Fruta & go da Nutriben

 

  • Refeições principais: Começar sempre pela sopa de legumes, seguido do prato principal, constituída por proteína (carne/peixe/ovos ou leguminosas), hidratos de carbono (arroz, massa, batata) e legumes ou salada. O Vasco já come tudo o que nós comemos, no entanto, sem a adição de sal. Por isso mesmo, ou levamos a comida dele numa marmita, ou no restaurante pedimos. Para os bebés que ainda não comem prato principal ou para quem não tem tempo/oportunidade de preparar os pratos, existe esta solução de boiões de refeições principais da Nutriben que pode ser uma solução.

Como é que costumam fazer aí desse lado?

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

 

 

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