Search
Close this search box.

Comer bem dá trabalho? 5 truques para facilitar a sua vida

Pois bem, vamos lá falar sobre este assunto. Será que ter uma alimentação saudável dá trabalho? Ou será que temos determinados hábitos e é difícil sim, alterá-los? Acho que para termos uma alimentação saudável é preciso planeamento e organização. Mas, para mim, isso é preciso em qualquer tipo de alimentação, uma vez que a ida ao supermercado, por exemplo, tem sempre de acontecer… a única coisa diferença, é apenas, alterar a lista de compras.

Para ajudar temos um template para fazer a vossa ementa semanal e outro para fazer a sua lista de compras e também uma lista de compras já elaborada para que possa usar desse lado! Veja aqui

Sendo assim, alguns truques que podem ajudar:

  • Não querer fazer tudo perfeito: Por vezes fazemos 8 ou 80… e se calhar devíamos aceitar que por vezes temos de fazer a 50. Pomos muita pressão em cima de nós quando queremos ter uma alimentação saudável, e se, talvez, facilitássemos, poderia ser mais fácil. Dando um exemplo prático: queremos ter legumes às refeições, mas não temos tempo para os preparar, então acabamos por não os fazer. Mais vale por exemplo, ter legumes congelados embalados e nesse dia, optar por esse tipo de legumes. Pelo menos eu, é assim que costumo fazer.
  • Lista de compras geral: A lista de compras é importante, sempre. E isto porquê? Porque se não levarmos lista de compras acabamos por não trazer metade das coisas ou por trazer coisas que não precisamos.. pelo menos, eu sinto isso. Esqueço-me sempre de algumas coisas que depois fariam toda a diferença para organizar as minhas refeições, mesmo que sejam coisas simples. Pode ver aqui qual a minha lista de compras.
  • Facilitar: Quando não é possível fazer as refeições da forma que mais gostávamos, tentar fazer da forma que conseguimos e não assumir que não conseguimos ter uma refeição mais equilibrada. O que é que eu quero dizer com isto? Cá em casa quando faço arroz, faço em maior quantidade e congelo. Depois ponho a descongelar, passo por água, coloco um pouco de azeite e vai ao micro-ondas. Ou, por exemplo, quando não temos nada pronto para o jantar, não assumir que a única solução é uma sandes… porque rapidamente se fazem uns ovos mexidos na frigideira, ou quem sabe, no micro-ondas.
  • Aproveitar o tempo: Sempre que vou para a cozinha tento aproveitar o tempo que lá estou. Imaginemos que estou a fazer um assado… aproveito também para fazer umas papas de aveia, uns legumes no forno ou salteados. Prefiro ir para a cozinha e fazer várias coisas, do que passar uma tarde inteira ao fim-de-semana a cozinhar… ninguém merece.
  • Fazer tudo igual: Falo muitas vezes na questão de a alimentação ser familiar, e não, individual. Tanto por sermos o exemplo para os nossos filhos, como também, porque acaba por nos facilitar e muito, a vida. Andar a fazer refeições diferentes dá imenso trabalho e claro, leva-nos sempre a pensar que ter uma alimentação saudável não pode ser simples. Claro que pode, se assim o quisermos. Por exemplo, se um dia a refeição da família é um bacalhau à Brás, sou da opinião que deve ser igual para todos, incluindo antes a sopa de legumes e a acompanhar a refeição, legumes ou salada. 

 

Por aí, já coloca em prática alguns destes truques para lhe facilitar a vida? Deixe em comentário. 

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *