Colesterol elevado? 10 dicas para colocar em prática

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Tem o colesterol elevado? Se sim, é importante que tenha em considerar que pode fazer várias alterações a nível alimentar para o ajudar. Não custa nada, e são fundamentais!

Se tiver colesterol elevado, que tal começar por alterar alguns hábitos alimentares?  Uma das medidas para a redução do colesterol sanguíneo é seguir um plano alimentar individualizado e de acordo com as suas necessidades energéticas, associando sempre o exercício físico, também de acordo com o que pode fazer.

É possível comer de tudo…mas com moderação.

Atenção:

  • Carnes gordas e vermelhas, banha, toucinho e vísceras;
  • Lacticínios gordos (manteiga ou queijos);
  • Marisco, lulas e polvo;
  • Confeção das suas refeições: fritos, salteados, guisados ou assados com uma grande quantidade de gordura adicionada. Prefira cozidos e/ou grelhados;
  • Produtos processados (bolachas, bolos de pastelaria, salgadinhos, batatas fritas).

A preferir:

  • Peixes e carnes brancas (retirar as gorduras visíveis);
  • Lacticínios (iogurtes naturais, queijo quark, vaca que ri, leite magro)
  • Fruta e vegetais (quer às refeições, como em sopa);
  • Pão e cereais integrais, leguminosas, sementes e frutos secos;
  • Azeite como gordura de adição. No entanto, é importante que não abuse na quantidade.

Não se esqueça…exercício físico! Sempre!

Para marcação de consultas comigo ou com alguma nutricionista da equipa podem fazê-lo diretamente no site, aqui neste menu. Caso não haja vaga um horário ou dia que dê para si, pode enviar mensagem privada para ajustarmos :) 

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