4 truques para conseguir ter sempre um pequeno-almoço saudável

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Se a manhã é um desafio para todos vocês, para mim também é muitas vezes. Mas, mesmo assim, acho que é de manhã que se começa o dia e para mim, o pequeno-almoço é uma das refeições que mais me dá prazer e que influencia o resto do dia. Por isso mesmo, faço questão de, sempre (ou quase sempre), me sentar a comer e desfrutar desta refeição. Normalmente tomo o pequeno-almoço sempre o R., conseguimos sempre fazê-lo juntos, o que é ótimo! Não falando apenas dos adultos, acho fundamental incutir esta refeição nos mais novos, e dar-lhes os exemplos todas as manhãs, pois na verdade, somos os seus exemplos 🙂

Posto isto, criei um ebook com 50 receitas de pequenos-almoços saudáveis para ires variando ao longo da semana. 

Por isso mesmo, o que é que acho que é fundamental ter em conta para conseguir ter uma refeição saudável:

EM CASA: Antes de mais, perceber que o pequeno-almoço é para fazer em casa, e não para fazer a caminho do trabalho, no emprego ou no café. Falo do nosso dia-a-dia, e não de um dia esporádico em que a rotina saiu do nosso controlo. Em casa sabemos na realidade o que é que comemos, não passamos tanto tempo sem comer, e não estamos a olhar para a estrada ao mesmo tempo que comemos… como devem perceber, não será o mais adequado. Se a vossa manhã é uma correria, então o importante é terem as coisas minimamente preparadas para o dia seguinte, de forma a não terem muito trabalho.

ALIMENTOS EM CASA: Só conseguimos ter um pequeno-almoço saudável, ou ao nosso gosto, se tivermos os alimentos em casa… senão, nada feito! Considero que as compras devam ser feitas semanalmente de forma a não faltar nada durante a semana, e quanto aos alimentos que têm um prazo de validade maior (flocos de aveia, iogurtes, leite), comprar em grande quantidade para não andarem sempre a pensar que têm de ir às compras. Para mim, não dá, fazer compras diariamente, pois andaria sempre stressada a pensar que tinha de ir às compras. Podem ver esta publicação que é sobre os alimentos que considero essenciais ter em casa.

ALIMENTOS PRONTOS: Quando sugiro comer panquecas ou waffles, não vos peço para fazer de manhã. Há pessoas que já o fazem e que estão habituadas, mas para a maioria das pessoas torna-se muito difícil. Por isso mesmo, se já as tiverem prontas, garanto que começarão a manhã de forma saudável e cheia de prazer. É só aquecerem no microondas, juntarem fruta, iogurte… alguma coisa a vosso gosto! Além disso, não quero dizer também, que têm de fazer as panquecas todos os dias à noite, mas sim, quando as fizerem, fazem em grande quantidade e guardam no frigorífico para o resto da semana. Podem ver várias ideias de pequenos-almoços, aqui.

SEM TEMPO: Malta, o tempo é tudo uma questão de prioridades. Se não há tempo, é por isso que devemos começar o dia com bolachas? Com o croassaint que vamos buscar ao café? Ou com o pão de deus? Juntar flocos de aveia com iogurte e fruta não demora tempo nenhum! Escolher pão em vez de um croassaint no café demora o mesmo tempo! Nós temos tempo para o que quisermos, consoante o que nos faz sentido, ou não. Custa-me muito ouvir esta questão do tempo, porque acho que temos de ter tempo para cuidar da nossa saúde…

Para marcação de consultas comigo ou com alguma nutricionista da equipa podem fazê-lo diretamente no site, aqui neste menu. Caso não haja vaga um horário ou dia que dê para si, pode enviar mensagem privada para ajustarmos :) 

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