Search
Close this search box.

6 truques para resistir aos doces de natal que levam para o trabalho

Resistir aos doces por vezes é difícil, ainda mais nestes dias frios e com chuva, e ainda mais, nesta época natalícia. Um dia levam rabanadas para o trabalho, outro dia levam filhoses, outro bolachas… etc etc..

A verdade é que, o Natal é nos dias 24 e 25, e além disso, há alguns jantares ou almoços até lá.. por isso mesmo, temos de conseguir controlar-nos no trabalho. Pelo menos eu penso assim. Eu prefiro comer a sobremesa ao fim-de-semana, do que a uma terça-feira no dia de trabalho… e vocês?! Na verdade, temos de fazer escolhas.. não faz sentido andar a comer tudo a torto e a direito ´só porque é natal´ ou ´só porque alguém levou para o trabalho´.

Mas sabem que a vontade de doces pode estar relacionado com o que comemos durante o dia?! Se comerem pouco durante o dia é bem mais provável que vos apeteça o docinho que levaram nesse dia para o trabalho… Sabem que é uma das grandes dúvidas em consulta? 

O açúcar é um ingrediente que se consumido em excesso está associado à presença de diversas doenças. O açúcar aumenta a probabilidade de excesso de peso, obesidade, diabetes entre outras doenças. Por isso mesmo, temos de controlar ao máximo a quantidade de açúcar que ingerimos diariamente e termos sempre presente que este ingrediente se encontra na maioria dos produtos que consumimos diariamente, e não apenas nos bolos ou sobremesas.

Além disso, para mim, acho que as coisas têm de valer a pena. Não vale a pena comer só por comer.

Nas épocas festivas (desde que não seja todos os dias), nas férias ou dias especiais pode ser mais difícil controlar o que consome, uma vez que é provável que tenha sobremesas ou doces à sua frente durante quase todo o dia. Mesmo assim, há sempre forma de o evitar:

Dicas:

  • Fazer várias refeições ao longo do dia: A sua fome estará mais controlada e será mais fácil que não fique cheia de fome com vontade de “comer tudo”. Se não o fizer é bem mais provável que lhe apeteça um alimento menos interessante do ponto de vista nutricional, principalmente ao fim da tarde, quando chega a casa. Tente fazer sempre entre a 5 a 6 refeições. Tem várias ideias de snacks, nesta publicação.

 

  • Almoce bem! Se comer apenas uma sopa e uma peça de fruta é provável que comece a ter fome rapidamente e a ficar com vontade de um “chocolatinho” ou uma bolachinha! Caso os seus almoços sejam fora, veja aqui algumas dicas de como manter uma alimentação saudável.

 

  • Arranje estratégias mais saudáveis para colmatar a vontade do doce: Normalmente tenho maçã cozida ou pera… É só aquecer, juntar canela e já está! Pode fazer o mesmo com banana ou com pêra. Uma banana esmagada com canela é só…ótimo! Claro que não vou comparar uma banana com uma sobremesa, mas podemos tentar arranjar estratégias para nos controlarmos, só isso.

 

  • Faça sobremesas em casa substituindo alguns ingredientes: Se juntar 1 iogurte natural com manga e triturar fica “mousse de manga”. Pode utilizar alguns temperos que ajudem a adocicar as sobremesas, como por exemplo canela. Tenho várias ideias de sobremesas nestas publicações caso queira ver.

 

  • Se for ao café peça logo um pão para o lanche: Faz com que não caia na tentação de pedir um doce. Além disso, que tal tentar ficar de costas para a vitrine ? Ir ao café não significa automaticamente comer um bolo ou um doce. Aliás, a minha sugestão é mesmo lanchar e depois ir então à pastelaria tomar o café.

 

  • Não tenha doces em casa: Se souber que tem um chocolate na despensa, é muito mais fácil que à noite (quando está relaxada e a descansar de um dia de trabalho), vá lá “roubar” um quadradinho. Se não tiver esse tipo de alimentos em casa acaba por não os comer! Não coloque a hipótese de “se alguém vier cá a casa”, se tal acontecer ofereça umas torradas e um chá.

 

E por aí, é uma dificuldade para si resistir aos doces de natal? Partilhe comigo nos comentários. 

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

One Response

  1. Obrigada, Maria. Gosto imenso de ler as tuas dicas. A forma como explicas é mesmo convincente. A mim ajuda-me imenso! Beijinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *