Search
Close this search box.

5 Truques para controlar a vontade de comer no dia de natal

Chegou o mês do Natal, com muito convívio com a nossa família, entre pratos e iguarias típicas desta época. E como são dias especiais, e em que muitas vezes temos uma mesa cheia, nada melhor do que tentarmos aplicar alguns truques para nos ajudar nesta época.

FRACCIONE REFEIÇÕES

Ter as refeições definidas e organizadas, de forma a estarmos ´bem alimentados´ faz toda a diferença. Ou seja, fazer todas as refeições desde manhã até à hora de almoço/jantar faz toda a diferença. E porquê? Porque não chegamos cheios de fome às refeições! Se formos com muita fome para um jantar em que vai haver entradas ou sobremesas é bem mais fácil que queira a sobremesa do que se estiver controlado(a). Por isso mesmo, é importante que tentem fazer isso. Nestes dias tem de fazer todas as refeições, tentando então não estar mais de 3h a 3h30 sem comer. 

COMA BEM

Quem gosta muito de sobremesas de certeza que muitas vezes pensa: vou comer pouco à refeição para depois aproveitar as sobremesas! Mas o importante é tentarmos pensar ao contrário, ou seja, comer bem à refeição para que depois não lhe apeteça uma grande quantidade de sobremesas e em quantidades exageradas.

DÊ IDEIAS

Apesar de todas as iguarias que temos à mesa, porque não optar também por algumas entradas ou pratos mais saudáveis? Podemos ter o queijo curado em cima da nossa mesa, mas podemos também ter um queijo fresco. Podemos fazer um queijo fresco com tomate cherry para a entrada. Quem sabe, espetadas de fruta para a sobremesa. E claro, uma salada ou legumes para acompanhar todas as refeições principais.

LEVANTE-SE

Pode parecer estranho, mas ajuda. Por vezes, levantar-se e ir arrumar a loiça faz com que não fique a olhar para todas as sobremesas que estão em cima da mesa. Por vezes, acabamos por comer as sobremesas porque estão mesmo à nossa frente e não porque gostamos.

PILOTO AUTOMÁTICO

Se não é para ser, não é! Ou seja, defino muito bem na minha cabeça como é que vai ser a sua semana e se há jantares pelo meio e ´quando´ é que me faz sentido optar por este tipo de alimentos. E digo-lhe já, dá-me muito mais prazer ao fim-de-semana, ao pé da minha família e/ou amigos, do que durante a semana só porque sim. No entanto, não é só porque é fim-de-semana que o faço! Por isso mesmo, nestes dias , pense o que é que lhe faz sentido comer e não coma só porque sim. Valorize esse momento, desfrute e saboreie. 

EXERCÍCIO

Quando fazemos exercício físico ficamos com mais energia, mais bem dispostos. Apesar de ser natal, podemos definir que vamos andar 30 minutos todos os dias. Não é preciso fazê-lo durante horas, mas podemos apenas definir umas pequenas caminhadas. 

E POR FIM… APROVEITE

Ter eventos sociais e estar com a família também faz parte de um estilo de vida saudável. Fazer os ditos ´erros alimentares´ também faz parte de um estilo de vida saudável. O mais importante é na verdade termos controlo sobre isso e não passarmos 4 ou 5 dias a fazê-lo, desde o pequeno-almoço à ceia. Olhe ao seu redor, pense no que aprecia mais e faça escolhas, de acordo com o seu gosto pessoal. Não se martirize e não pense ´perdido por 100, perdido por 1000´.

Um feliz Natal!

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *