10 IDEIAS DE ENTRADAS SAUDÁVEIS PARA O NATAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Almoço ou jantar aí por casa?! Muitas vezes estes dias e convívios são sinónimo de excesso calórico, começando logo nas entradas. Fundamental: Imaginação para criar e servi-las saudáveis. E garanto que ficam todos satisfeitos!

Não sei se sabem, mas criei um ebook com diversas dicas e truques para um natal mais saudável. Além disso, também tem diversas receitas tradicionais mas adaptadas para serem mais saudáveis. Podem adquirir aqui.

Claro que estou a falar de dias normais em que dá um jantar em casa, e não de festas de aniversário, de anos de casado… ou de dias em que lhe faça sentido ter alguns alimentos fora do ´normal´. No entanto, não precisamos de ter sempre em festas ou jantar as tostinhas com queijo da serra, os croquetes e os rissóis, os pasteis de bacalhau, as chamuças ou presunto com queijo. O que acha de começar a organizar os jantares com algum tempo de antecedência? Será mais fácil elaborar um menu saudável e servir entradas sem estar sempre a pensar estou a pisar muito o risco.

Vamos aos exemplos de algumas entradas saudáveis para começarem a pôr em prática:

  • Fruta cortada. Só a disposição diferente da fruta já nos dá vontade de começar por fruta.

  • Guacamole: Fica ótimo para servir no pão, nas tostas ou até com cenoura também. Para fugir dos patés, é uma ótima ideia. Também podem fazer ainda mais simples, cortando o abacate às fatias finas, regar com sumo de limão e coentros picados. 

  • Espetada de tomate, pepino, agrião, fruta: É ótimo! Caso tenha convidados que gostem de molhos, opte por fazer  um molho de iogurte ou servir com molho pesto.

  • Salada de atum/polvo/bacalhau: Experimente juntar tomate, pepino, cebola, e um destes acompanhamentos. Tempere a gosto com ervas aromáticas ou especiarias e um fio de azeite.

  • Tábuas de queijo fresco e/ou requeijão. Poderá colocar pimenta preta ou com doce de abóbora caseiro (sem açúcar). Acompanhe com pão integral cortado aos cubos;

  • Bruschettas: Podem torrar o pão escuro, passar com alho, tomate e azeite. Depois é só dar asas à imaginação: colocar com ovos mexidos, tomate e queijo fresco, abacate e fruta… fica muito bom!

  • Paté: Que tal alterar a maionese e o ketchup por queijo fresco ou requeijão? Experimente! Basta juntá-lo por exemplo com manjericão, alho, 1 colher de azeite e 3 nozes. Se quer uma receita de paté de cenoura, veja aqui.

  • Tomate ou pimento recheado (cogumelos, courgette, cebola, pimento e atum) é uma entrada ótima. Se quiser, poderá gratinar com queijo magro. Veja esta receita. Beringela recheada com queijo e tomate, pode ver aqui uma receita. 

  • Húmus: Para barrar o pão ou as tostas… Pode também servir com cenoura cortada aos palitos. Normalmente todos gostam desta entrada. Pode ver uma receita aqui.

  • Sumo: Prefira fazê-lo em casa em vez do sumo de compra, mas não adicione qualquer tipo de açúcar. Pode também fazer água aromatizada para variar o que costuma servir aos seus convidados.

 

Para marcação de consultas comigo ou com alguma nutricionista da equipa podem fazê-lo diretamente no site, aqui neste menu. Caso não haja vaga um horário ou dia que dê para si, pode enviar mensagem privada para ajustarmos :) 

Convido a subscrever a newsletter em baixo para receber uma ementa gratuita e para ter acesso a conteúdos exclusivos :) 

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

.

Os mais vistos

Ebooks

Newsletter

.

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *