Aplique estes truques para escolhas saudáveis na mesa de Natal

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Então… antes de mais, Natal é Natal! Ou pelo menos, é a minha opinião! O problema não é o Natal, mas é sim o ano todo. Para mim, não faz qualquer sentido estarmos preocupados e stressados com as iguarias de Natal, uma vez que esta época é apenas uma vez por ano.

Sendo este um mês tão especial, preparei um ebook com diversos truques e dicas para um natal mais saudável, incluindo diversas receitas da panelinha de sabores. Podem adquirir aqui

No entanto, sou a favor de fazer ESCOLHAS! Lá porque é Natal não temos de começar o dia a comer bolo rei ou rabanadas… só porque é natal. Digo isto porque acho que muitas vezes temos aquele pensamento ´já que é natal… bora lá aproveitar´. Mas, claro que têm de aproveitar, com conta, peso e medida.

Perante a grande mesa de natal que temos, podemos sempre tentar fazer opções consoante o que mais gostamos! Antes de mais, perceber o que realmente queremos comer… se preferimos as entradas ou as sobremesas, já que o prato principal não me parece que tenha grande problema.

ENTRADAS: 

  • Depende do que houver na mesa, mas podem sempre optar por queijo fresco, requeijão.. em vez dos queijos curados. No entanto, para quem gosta de queijo, podem tentar fazer um mix entre os vários queijos…

  • Acho que é importante que haja sopa para comer antes do prato principal. Por isso mesmo, se souberem que não há sopa, podem sempre propor em serem vocês a levar.

  • Algumas ideias de entradas saudáveis que podem ter na mesa de natal: Abóbora recheada | Guacamole | Húmus | Paté de cenoura  | Salada de tomate cherry e mozarela | Queijo fresco com pimenta

PRATO PRINCIPAL:

  • Quanto aos pratos principais deste dia, normalmente são há problema… a questão é quando molhamos o pão no molho, repetimos imensas vezes a acabamos por exagerar. Desde o bacalhau, ao peru ou ao polvo, são pratos interessantes e que não fazem da noite de natal uma noite de ´erros alimentares´.

  • Comecem sempre por 2 ou 3 conchas de sopa de legumes

  • Acompanhem sempre com legumes e/ou salada o prato principal (lá porque é natal, porque é que temos de ter a ideia de que não precisamos de acompanhar com legumes?)

SOBREMESAS:

  • Podem sempre começar pela fruta, antes de passarem aos doces.

  • Escolham as sobremesas que realmente gostam e não comam as 10 sobremesas que estão em cima da mesa

  • Para mim, acho que devemos aproveitar as iguarias no dia 24 e no dia 25, mas não depois disso… além disso, não começar o pequeno-almoço de dia 25 com sobremesas… Ou seja, manter os nossos hábitos alimentares no resto do dia e aproveitar às refeições principais para fazer os tais ´pecados´.

  • Ideias de sobremesas de natal, aqui.

O grande problema é quando passamos o dia todo todo a comer… porque na verdade a mesa está sempre recheada! Até podemos não apreciar muitos doces, mas estando os doces a olhar o dia todo para nós, acabamos por ir picar aqui e ali…. e a grande questão é essa!

Não se esqueçam… dia 26 já não é natal! Eu adoro estar em família mais dias, mas acho importante que a partir de dia 26 voltemos aos nossos hábitos!

Para marcação de consultas comigo ou com alguma nutricionista da equipa podem fazê-lo diretamente no site, aqui neste menu. Caso não haja vaga um horário ou dia que dê para si, pode enviar mensagem privada para ajustarmos :) 

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