Search
Close this search box.

4 estratégias para controlar o que come na noite de Ano Novo + 8 ideias para a pôr em cima da mesa

Já só falta dois dias para a grande noite e as preocupações com o peso nesta altura muitas vezes são frequentes. Deixe de lado esse stress, o Natal são dois dias e por vezes é normal que existam alguns excessos alimentares, bem como no ano novo, desde que controlados e equilibrados. Sendo assim, e como sei que a ementa por vezes pode ser um problema, deixo nesta publicação algumas dicas. O mais importante é termos imaginação, perceber que podemos ter um uma noite de ano novo ótima, mas que também podemos fazer algumas escolhas mais acertadas.

  • Primeiro: Não ande o dia todo a petiscar. Muitas vezes passamos o dia na cozinha a preparar tudo para a grande noite  e vamos petiscando ao longo do dia. Muitas vezes até nem almoçamos e andamos a comer aqui e ali, o pior que se pode fazer. Faça as suas refeições como um dia normal!
  • Segundo: Pense o que realmente gosta e que não costuma comer durante o ano, ou seja, opte por esse prato! Se é o arroz doce, coma o arroz doce. Se é a aletria, coma a aletria. MAS, penso que também não é necessário comermos de tudo e mais alguma coisa, ainda por cima, normalmente, faz-se sempre comida em exagero, com medo de que falte.
  • Terceiro: Há muitos alimentos em cima da mesa que existem todo o ano, como por exemplos os chocolates. Ou seja, porque não deixá-los de lado? Há outras ocasiões onde o pode comer, não sendo necessário nesta noite, uma vez que já é um dia propício a vários excessos alimentares.
  • Quarto: Se quer ter sempre a mesa posta (caso vá alguém a sua casa), tenha também alimentos mais interessantes do ponto de vista nutricional em cima da mesa (ex.: fruta). Caso contrário, sempre que passar pela mesa de natal, lá vai um “chocolatinho”, um “sonho” ou uma taça de arroz doce, mesmo que não tenha fome. 

 

ENTRADAS:

Primeiro que tudo deve sempre haver uma sopa. Não há qualquer desculpa para não ser a primeira coisa a fazer. Apesar de querer comer entradas, se comer a sopa, acaba por comer menos quantidade de entradas e é esse o objetivo. Comer de tudo, mas com conta peso e medida. Agora claro, evitar fazer um refogado para fazer a sopa ou adicionar natas.

  • Queijo fresco: Alguma razão para só colocar na mesa de natal queijo da serra? Porque não optar por queijo fresco ou requeijão? É uma forma de reduzir a quantidade de queijo da serra que ingere, optando também por um tipo de queijo com menos gordura. Pode acompanhar com pimenta ou uma salada, deixando o pão de lado.
  • Salada colorida de frutos gordos e mel: Se nos apetece um tipo de entradas diferentes, porque não fazê-lo, mas de forma diferente? Porque não deixar de lado croquetes, rissóis…? Podemos juntar alface, tomate, cebola roxa, pimento, beterrada, frutos gordos … e quem sabe, pois é um dia diferente, colocar um fio de mel?
  • Palitos de cenoura, courgette e pepino: Pode juntar iogurte natural com um pouco de gengibre em pó e sumo de limão para acompanhar.

 

PRATO PRINCIPAL:

Pode optar por tantos tantos pratos, deixando de lado bacalhau com natas, lasanhas, pizzas…. Pode optar por perna de peru no forno, arroz de marisco, jardineira, caldeirada, peixe no forno com batata-doce.. Desde que acompanhados com uma boa dose de legumes e não “três folhas de alface”. Tem de encher o seu prato de legumes a acompanhar o prato principal. Se sabe que se vai “vingar” nas sobremesas a seguir, pode deixar de lado o arroz ou a batata e aumentar ainda mais o consumo de legumes. Há imensas opções, e que se feitas em grande quantidade, dá para a família toda, e tens várias receitas de legumes aqui.

 

SOBREMESAS:

  • É normal que faça as sobremesas que gosta, mas mesmo assim, há aspectos que pode ter em atenção, como torná-las um pouco mais interessantes do ponto de vista nutricional (ex.: reduzir o açúcar da receita para metade). 
  • Qual a razão de termos muitas vezes um número exagero de sobremesas? Podemos contar o número de pessoas e fazer as sobremesas tendo em consideração esse valor.
  • Faça escolhas e coma as sobremesas que realmente gosta. Pode optar por um prato de sobremesa mais pequeno, de forma a conseguir controlar a quantidade.

 

Por fim mas também relevante, podemos fazer exercício físico, ir caminhar, ao ginásio ou correr. Organizem-se e vão logo de manhã antes de se colocarem nos preparativos todos da grande noite.

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *