Que alternativas vegetais temos ao leite?

Que alternativas vegetais temos ao leite
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Nos últimos tempos, o consumo de bebidas vegetais tem vindo a aumentar, quer por opção de estilo de vida, gosto pessoal ou até por questões de saúde (alergia às proteínas do leite de vaca ou intolerância à lactose).  

Para saberem onde podem obter cálcio para além do leite, iogurte ou queijo leiam este artigo.

De uma forma geral, as bebidas vegetais são compostas essencialmente por água e derivam da sua mistura com grãos de leguminosas, cereais ou frutos gordos/oleaginosos, tais como por exemplo a soja, aveia, arroz, amêndoa, coco ou avelã. 

A sua composição pode variar muito consoante a sua origem. É de notar que a quantidade de amêndoa, arroz, soja, aveia, nas bebidas vegetais é muito reduzida. Por exemplo 2,5% de amêndoa…ou seja, são constituídas maioritariamente por água.  

O que devemos ter em atenção quando queremos escolher as mais equilibradas nutricionalmente?  

No momento da compra, é importante olhar sempre para o rótulo e ter atenção ao seguinte:

  • Os ingredientes encontram-se por ordem decrescente de quantidade na bebida (do maior para o de menor quantidade), sendo que em algumas opções no mercado o açúcar aparece logo nos primeiros ingredientes (em segundo lugar). 
  • Evitar as versões que têm na sua composição açúcar ou gordura adicionados 
  • Devemos optar pelas bebidas que tiverem menor quantidade de ingredientes, uma vez que a probabilidade de encontrar ingredientes adicionados não tão interessantes nutricionalmente diminui.  
  • Geralmente, têm cálcio e vitaminas adicionadas, mas também existem versões sem esta adição. Devemos preferir as bebidas vegetais fortificadas com micronutrientes tais como cálcio, vitamina B12 e Vitamina D. 
bebidas vegetais

De facto, as bebidas vegetais são alternativas válidas que permitem variar as escolhas alimentares, no entanto, a nível nutricional, não são produtos comparáveis ao leite embora o formato da sua embalagem o faça parecer. Relativamente à quantidade de proteína, grande maioria apresenta valores reduzidos, sendo que as únicas que se assemelham ao leite de vaca são a bebida de soja e a bebida de ervilha

Regulamento (UE) Nº 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho de 25 de Outubro de 2011 relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios. Pub. L. No. Jornal Oficial da União Europeia: Série L, nº 304 (Versão Consolidada), 40 1 (2018). 

https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Conhecer_o_Leite_Final.pdf 

https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimento/leite/ 

https://pensarnutricao.pt/bebidas-vegetais-alternativa-leite/ 

Para marcação de consultas comigo ou com alguma nutricionista da equipa podem fazê-lo diretamente no site, aqui neste menu. Caso não haja vaga um horário ou dia que dê para si, pode enviar mensagem privada para ajustarmos :) 

Convido a subscrever a newsletter em baixo para receber uma ementa gratuita e para ter acesso a conteúdos exclusivos :) 

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

.

Os mais vistos

Ebooks

Newsletter

.

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *