Estamos na época que tanto ansiamos e com isso, as preocupações com os excessos desta altura. Se por um lado acho que podemos aproveitar esta época da melhor maneira e comer o que tanto gostamos, por outro, acho que é importante mantermos algum equilíbrio ao longo de todo o mês.
Aliado a isto, e para quem tem crianças pequenas, acresce a preocupação de como gerir as refeições e/ou excesso de alguns alimentos menos interessantes no seu dia-a-dia. Por isso mesmo, e primeiro que tudo, acho que o mais importante é manter a alimentação diária e normal de cada um de nós, incluindo os mais pequenos. Assim, não começar a comer rabanadas ou filhoses ao pequeno-almoço, hábito que se verifica em casa de algumas família. Dependendo da idade dos pequeninos aí de casa, garantir uma refeição principal adequada, integrando sempre sopa de legumes, prato principal e fruta. Como sei que por vezes o tempo pode ser a ´razão´ para escolhas menos adequadas, e para os bebes que não fazem uma refeição igual aos adultos, têm esta opção de Boiões de Refeições, uma vez que são práticos e fáceis de transportar.
Outra sugestão importante, e uma vez que nesta altura existem algumas viagens de carro (principalmente para quem tem família fora), não nos esquecermos de levar snacks para ir comendo ao longo dessa viagem. Se tal não acontecer, o mais provável é parar numa estação de serviço e optar por alimentos que não são, de todo, os mais adequados. Normalmente, deste lado, andamos sempre com alimentos práticos e fáceis de comer, para ser o mais simples possível: Banana ou maçã, bolachas de arroz, puré de fruta (e como me perguntam quais é que utilizo, são Fruta & Go da Nutriben), pão fatiado e panquecas.
Quanto às sobremesas propriamente ditas, considero que seja importante tentar, de alguma forma , ter outras opções para os mais pequenos. No meu caso, o Vasco ainda nunca comeu sobremesas nem doces, pelo que não será este natal que o irá fazer. No entanto, e como faço questão que ele coma como todos os outros, vou fazer alguma receita para que ele se possa deliciar. Por isso, deixo aqui algumas sugestões de receitas que já fiz para o Vasco e que, independentemente de não ser sobremesa de natal, ele gosta (na verdade, ele não sabe, ainda, quais as sobremesas típicas de natal):
O que me dizem a estas sugestões? Vão aplicar alguma delas?
Ah… e não esquecer uma coisa muito importante: atividade Não ficarem só parados a ver os desenhos animados mas sim, conseguirem dar, por exemplo, uma caminhada.