Equipa

Marque a sua consulta

maria gama

Perda de peso e reeducação alimentar

Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas (C.P. 1727N)

 

Licenciada em Ciências da Nutrição e responsável pelo projeto Põe-te na linha. Sou apaixonada pela nutrição e por ajudar os meus clientes a atingirem os seus objetivos no que à alimentação diz respeito, fazendo-lhes ver que para ter um estilo de vida saudável, não precisam de entrar em dietas restritivas.

 

Percurso académico e profissional

  • Licenciatura em Ciências da Nutrição, FCNAUP (2011)
  • Mestrado em Gestão da Saúde, ENSP (2014)
  • Pós-graduação em Nutrição em Oncologia, Universidade Católica Portuguesa (2015)
  • Pós-Graduação em Administração Hospitalar, ENSP (2016)
  • Curso de Nutrição Funcional na Gravidez e Pediatria, NutriScience (2018)
  • Curso de Análises Clínicas aplicadas à Nutrição Funcional, NutriScience (2017)
  • Certificação em Nutrição Desportiva, NutriScience (2016)

Catarina MarTins Lopes

Perda de peso e reeducação alimentar

O meu nome é Catarina Martins Lopes, sou licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Universitário Egas Moniz e membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (cédula profissional: 4889N).

 

Durante o meu percurso académico, realizei um estágio curricular na Nutrialma, uma empresa de consultoria em Nutrição onde pude experimentar as seguintes áreas de atividade: nutrição comunitária e saúde publica, nutrição clínica e alimentação coletiva e restauração permitindo-me visualizar e experienciar a versatilidade da profissão.

 

Mais tarde em 2021, no meu estágio profissional de acesso à Ordem dos Nutricionistas tive a oportunidade de abraçar o projeto Põe-te na Linha, onde tenho o prazer de fazer parte da equipa desde então e descobrir a paixão que tenho pela área da Nutrição clínica e o gosto que tenho em poder ajudar os meus pacientes a atingirem os seus objetivos e a melhorarem a alimentação de forma descomplicada, melhorando assim a sua qualidade de vida.
Sou muito feliz a trabalhar nesta profissão que escolhi, e acredito que acima de tudo o mais importante na alimentação é o equilíbrio, como em tudo na vida. De momento, nas consultas atuo essencialmente na perda/ganho de peso e reeducação alimentar, e tento desconstruir a ideia de que apenas com uma dieta restritiva se conseguem obter resultados e perder peso, pois comer é muito mais do que nos alimentarmos, envolve toda uma componente social e deve ser prazeroso.
Tenho também uma grande paixão pela area materno-infantil. Não há duvida que a nutrição e a alimentação, têm um papel de grande relevância em todas as fases do ciclo de vida, mas tenho um gosto especial pela nutrição em idade pediátrica.

mariana f. cruz

Perda de peso e reeducação alimentar

O meu nome é Mariana Ferreira Cruz, sou licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Universitário Egas Moniz e membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (Cédula Profissional: 5238N).

Tive o grande privilégio de abraçar o Projeto Põe-te na Linha no meu percurso académico, mais precisamente durante o estágio curricular que realizei no último ano de licenciatura.

Em 2022, surgiu nova oportunidade de realizar o estágio profissional de acesso à Ordem dos Nutricionistas por aqui. É fácil perceber que gostei muito, não é? A área da Nutrição Clínica é a que mais me fascina dentro da Nutrição e tenho uma enorme satisfação em conseguir ajudar os meus pacientes a alcançarem cada um dos seus objetivos.

Hoje, sou grata por ter abraçado esta profissão de que tanto gosto e ainda mais por pertencer a esta equipa! Tal como em tudo na vida, o tudo ou nada não deve fazer parte e por isso sou apologista de que uma alimentação saudável é poder consumir todos os alimentos de forma equilibrada. Nas consultas atuo principalmente na área de gestão de peso (ganho ou perda) e reeducação alimentar, onde transmito aos meus pacientes que é expetável que as mudanças que vão conseguindo fazer ao longo do tempo, serão para manter durante toda a vida.

Margarida M. Ribeiro

Perda de peso e reeducação alimentar

Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas, Cédula Profissional 5174N

Licenciei-me em Dietética e Nutrição, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Durante o meu percurso académico tive a oportunidade de estagiar em vários hospitais (Santa Maria, Santa Marta e Garcia de Orta) e no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO). No último ano da Licenciatura decidi aventurar-me no Programa Erasmus+ e tive o prazer de viver 6 meses na bela cidade de Barcelona, onde participei num projeto de investigação sobre manteiga de amendoim.

Em janeiro de 2019 fui diagnosticada com Diabetes Mellitus Tipo 1 e, a partir daí e mais do que nunca, apercebi-me realmente do impacto imediato que a alimentação tem na nossa saúde e na nossa qualidade de vida.

Realizei o meu estágio de acesso à Ordem dos Nutricionistas no Põe-te na Linha e é com muito orgulho que hoje faço parte da equipa. Entre as diversas áreas de atuação do Nutricionista posso dizer que a Nutrição Clínica é, sem dúvida, a minha área de eleição. Neste momento dedico-me principalmente à reeducação de hábitos alimentares e à gestão do peso.

Acredito que devemos comer bem para vivermos melhor - esta é a essência da minha prática profissional. A alimentação tem como principal objetivo nutrir o nosso organismo, mas é igualmente importante reconhecer que deve ser prazerosa, adequada às necessidades individuais e aos estilos de vida. Para conseguir atingir uma alimentação saudável, completa e equilibrada não precisamos de ser grandes cozinheiros nem de perder muito tempo!

Carolina Lopes

Nutrição no Desporto

Carolina Lopes, Licenciada em Dietética e Nutrição e membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (C.P. 4811N). Sou apaixonada por nutrição e exercício físico e tenho como principal área de competência a nutrição no desporto. Com o propósito pessoal e profissional de melhorar os hábitos alimentares dos meus pacientes, e, indiretamente, a saúde, bem como, adequar o planeamento nutricional às diferentes intensidades e exigências do planeamento desportivo.

A ciência diz-nos que a nutrição tem um papel preponderante para que os atletas atinjam a sua máxima capacidade física, contribuindo não só para a melhoria da performance, como para a otimização da composição corporal e a prevenção de doenças ou lesões.

Motivada pelo desenvolvimento humano, adoro ajudar pessoas a atingir os seus objetivos, baseando-me em pilares como a relação de confiança, a orientação e o incentivo, acreditando que, desta forma, se atinge maior sucesso a longo prazo.

"A nutrição é o treino invisível!" e não deve ser um bicho de sete cabeças, pois está presente em grande parte do nosso dia, estendendo-se ao contexto social. Como tal, procuro esclarecer as pessoas, para que possam adaptar e escolher opções mais saudáveis e desejáveis dentro do seu estilo de vida e de prática desportiva, tirando o melhor partido dos alimentos em prol de treinos de excelência.

Percurso académico e profissional

  • Licenciatura em Dietética e Nutrição, EstesL (2020)
  • Formação Profissional de Microbiota, Saúde e Performance do Atleta – Academia Clínica do Dragão (2022)
  • Curso de Nutrição no Desporto – Da teoria à cozinha – Academia Clínica do Dragão e Curso Considerações Nutricionais no Futebol – Barça Innovation Hub (2021)
  • Certificação em Nutrição Desportiva; Suplementação Desportiva; Fundamentos de Nutrição e Metabolismo – WellXProxSchool; Curso Modulação Nutricional de Neurotransmissores – NutriScience (2019)
  • Compostos Bioativos dos Alimentos – NutriScience; Curso Nutrigenómica e Exercício Físico; FITure Summit; Seminário em "Mitos da Nutrição e Fitness" – WellXpro School; Nutrição e Doenças da Tiróide – NutriScience (2018)

Ana Rachid

Nutrição infantil

Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas (C.P. 1722N) Licenciada em Ciências da Nutrição e mestre em Nutrição Clínica. Criadora do projeto "Nutrição Intuitiva 𝒃𝒚 𝑨𝒏𝒂 𝑹𝒂𝒄𝒉𝒊𝒅, uma introdução alimentar guiada pelo Bebé". Mulher, mãe e apaixonada por transmitir informação, dedico o meu tempo ao trabalho e estudo na área da nutrição infantil.

 

Eu acredito que a introdução alimentar é um marco muito importante no desenvolvimento das crianças. Acredito que os bebés são capazes de se alimentar sozinhos e pela intuição, sabem exatamente quando têm fome e o que precisam de comer. Acredito que a autonomia adquirida facilita a vida das famílias e promove uma relação saudável com a comida, prevenindo obesidade e distúrbios do comportamento alimentar. Acredito, que você mãe é capaz de dar essa autonomia ao seu bebé. Eu acredito numa Nutrição Intuitiva.

 

Percurso académico e profissional

  • Licenciatura em Ciências da Nutrição, Universidade Atlântica (2011)
  • Pós-graduação em Nutrição Clínica, FMUL (2014)
  • Curso de Análises Clínicas aplicadas à Nutrição Funcional, NutriScience (2015)
  • Mestrado em Nutrição Clínica, ISCEM (2017)
  • Curso de Disciplina Positiva na Alimentação, ConalCo (2019)
  • Curso de Introdução Alimentar, ConalCo (2020)
  • Curso de BLW, ConalCo (2021)
  • Curso Amamentação, Cristina Pincho (2021)
  • Curso Dificuldades Alimentares Get Permission Approach, (2022)

Rita Serra

NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA

O meu nome é Rita de Oliveira Serra, sou nutricionista e cedo percebi que a área da nutrição em oncologia me apaixonava!

 

Assim tirei o mestrado em Nutrição Clínica, com a minha investigação e tese final baseadas na intervenção nutricional em doentes oncológicos, principalmente a passar por tratamentos de quimio e radioterapia com dificuldades de deglutição e de controlo dos sintomas gastrointestinais.

 

Foi em 2015 e desde aí que assisto à necessidade emergente de um maior apoio a estas pessoas, e num mundo cada mais tecnológico, decidi adaptar o meu trabalho e estar presente tanto nas consultas presenciais como online.

Renata Vicente

Nutrição doenças autoimunes e reumáticas

Sou a Renata, uma nutricionista apaixonada pela área da nutrição aplicada à saúde intestinal, bem como às doenças autoimunes e reumáticas.

 

Nos últimos anos tenho dedicado o meu estudo e trabalho sobretudo a estas áreas que estão intimamente ligadas.

 

A minha missão é ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde, reduzir sintomas associados à doença e aumentar a sua vitalidade, através da alimentação e estilo de vida.

 

Formação / Currículo:

  • Licenciada em Dietética e Nutrição – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
  • Curso de Nutrição em Doenças Autoimunes e Reumáticas - Nutriscience
  • Curso de Fundamentos da Nutrição Funcional – Instituto de Nutrição Avançada
  • Curso de Gastroenterologia Funcional – Nutriscience
  • Curso de Análises Clínicas Aplicadas à Nutrição Funcional – Nutriscience
  • Coach Nutricional certificada – Instituto de Nutricoaching
  • Certified Sports Nutrition Specialist – WellXPro School e Nutriscience

Rafaela Teixeira

Nutrição vegetariana e fertilidade

Cédula profissional: 4456

 

Licenciada em Dietética e Nutrição e membro Efetivo na Ordem dos Nutricionistas (Cédula profissional: 4456N), prezo a alimentação adequada que engloba o equilíbrio, a energia e a naturalidade para a felicidade de cada um de nós. Sou apaixonada pela calma da Natureza e pela excentricidade do teatro.

 

Desenvolver o meu trabalho, na área da nutrição significa para mim estar alinhada com a minha missão de vida, ajudar as pessoas neste caminho que pode ser muito desafiante mas traz tantos ganhos a nível de físico, emocional, energético e social.

 

Nos últimos tempos tenho-me dedicado especialmente à nutrição nas áreas de:

Alimentação vegetariana e vegana

Fertilidade (subfertilidade, endometriose, síndrome do ovário poliquístico, entre outros)

Preconceção e gravidez

Saúde da mulher

Doenças da tiroide

Saúde intestinal

Luís Pereira

Fisioterapia

Sou o Luís Pereira, tenho 32 anos e sou Fisioterapeuta, licenciado em 2014 pela Universidade Atlântica. Trabalhei em clínicas de fisioterapia inicialmente e desde 2017 que trabalho em regime domiciliar. Neste âmbito, trabalho desde geriatria e reabilitação pós-cirúrgica, a lesões músculo-esqueléticas e fisioterapia respiratória.

 

Em 2017 iniciei os meus estudos em Osteopatia através da Escola de Osteopatia de Madrid, tendo concluído em 2019 o Master em Técnicas Manipulativas Osteopáticas. Atualmente encontro-me a frequentar o 5º ano do curso para obter o grau de Doctor of Ostheopaty. Como Osteopata atuo sobre as dores agudas e crónicas, sendo que a minha abordagem se centra na procura da origem do problema, seja ele estrutural, visceral ou cranial, a fim de a tratar e evitar futuras reincidências.