4 truques importantes a adotar num dia de casamento ou aniversário

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No sábado foi dia de festa, um dia muito feliz… foi dia de casamento 🙂 Como já escrevi algumas vezes, estes dias são completamente diferentes do nosso dia-a-dia, da nossa rotina e as refeições são, na maioria das vezes, mais ´asneiras´. Mas, sinceramente, quando levamos um estilo de vida saudável no resto dos dias, das semanas, ou seja, do ano… qual é o problema? Como costumo dizer em tom de brincadeira, não vou para casamentos comer alface, não vou não 🙂

No entanto, desta vez foi um bocadinho diferente do que costuma ser. Ficámos logo todas juntas de sexta-feira para sábado, e por isso mesmo, não houve corrida nem a dita ´marmita´ dos ovos ou dos frutos secos que costumo sempre levar. Até porque a minha ´função´ neste dia foi bem diferente do que normalmente, o que também não mo permitiria. E o que vos quero transmitir? Que dias destes são esporádicos e que não pode ser uma preocupação como é para muitos de vocês. Ter um casamento, um aniversário ou um baptizado não tem de ser um sofrimento no sentido em que ficam  preocupados quando sabem que vão ter estes dias. Agora claro, se passam a semana toda a ter uma alimentação completamente desiquilibrada, um dia destes, com todas as iguarias que tem, não irá ajudar, isso não. 

Há imensos truques que podemos colocar em prática nos dias que antecedem estes eventos, ou até no próprio dia, e hoje partilho com vocês como costumo fazê-lo:

    • Faça todas as refeições como se fosse um dia de semana. Pode aproveitar para nesse dia fazer um pequeno-almoço diferente: ovos mexidos com frutos secos e 1 peça de fruta, quem sabe? O pensamento de ´vou passar o dia sem comer para depois aproveitar e comer tudo´ não faz sentido nenhum e isso sim, não nos ajuda em nada. Além disso, para conseguir controlar a sua alimentação nestes eventos, tem de comer bem durante o dia para não chegar lá esfomeado e acabar por ´atacar tudo´. 
    • Não saia de casa com fome, ou seja, e dependendo da hora do aniversário/casamento, faça a refeição da manhã ou da tarde. Eu normalmente como uma sopa, o que me ajuda bastante. Qual é o problema? É estranho? E então? Só tem a ganhar com isso!
    • Faça exercício! Se nos fizer sentido, como a mim me faz, porque não ir caminhar, correr ou ao ginásio da parte da manhã quando o casamento ou o aniversário é à tarde? É o que costumo fazer, apesar de no sábado não o ter feito (mas já expliquei porquê). Não são 30 minutos que vos atrapalham a vida. No entanto, se não conseguir (tal como eu não consegui), durante a semana tem de voltar à rotina… ontem fiz os meus 8 Km. 
    • Leve a marmita: PESSOAL, eu não estou a dizer para levarem a marmita para dentro do casamento ou para dentro do aniversário. O que eu digo é:  Com um casamento, entre a igreja e o começarmos a comer é uma longa temporada, concordam? E se não comermos no entretanto o que é que acontece? FOMEEEEEEEE! Por isso mesmo, levar uma marmita com uns frutos secos, ovos cozidos, fruta só nos ajuda a controlar a fome, nada mais que isso! Se não comer nada desde o almoço até à hora das entradas/refeição estará cheia de fome e aí já sabe o resultado! Assim, não é deixar de comer as entradas, é só deixar de comer exageradamente.

Normalmente também aconselho a que faça escolhas, principalmente nos aniversários. Olhe para a mesa de aniversário e pense “daqui, o que é que realmente eu gosto?”. Vai ajudar a controlar a alimentação e a comer o que na realidade lhe faz diferença. Se não aprecia todos os doces, qual é a razão para experimentar todos? A palavra-chave é realmente moderação minha gente, moderação! Mas isso é para todos nós, não é para quem quer perder peso ou não, devia ser o que todos nós devíamos aplicar no nosso dia-a-dia! No caso de casamento, também é possível fazer escolhas na mesa que é colocada depois do jantar. 

O mesmo se diz da própria refeição: Comer sempre a sopa que é servida. Assim, podem ter a certeza que apesar de comerem certos alimentos “fora do normal”, não comem em quantidade exagerada e o objetivo é mesmo esse. Uma alimentação saudável baseia-se nisto: Podemos comer de tudo, em quantidades equilibradas, desde que incluídas no dia alimentar de forma correta. Agora claro, quando queremos perder peso, é sempre importante que tenhamos ainda mais atenção e se possível optar pelo que realmente gostamos e não experimentar de tudo. 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

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